Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Ópera em Rede: conheça os figurinos em exposição sobre história do festival

Últimas horas para o público conferir a exposição Ópera em Rede, que termina neste domingo (28), em Manaus. Realizada pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), a mostra reúne registros históricos dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Destaque para a seleção de figurinos, que leva o público a viajar pela trajetória do festival - reconhecido como o maior da América Latina.

A exposição reúne seis figurinos selecionados pela curadora Cléia Viana. As peças são consideradas "preciosidades", nas palavras da especialista, e fazem parte de um acervo com cerca de 48 mil peças acumuladas ao longo dos 25 anos do FAO. Os itens são cuidadosamente preservados pela Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).

"O cuidado na seleção das peças expostas teve o intuito de impactar os visitantes. Os seis figurinos são deslumbrantes e cada um representa uma personagem marcante de óperas apresentadas no FAO ao longo dos anos"

explica a curadora.
Os figurinos em exposição - Foto: Morgana Rodrigues.

Conheça sobre os seis figurinos 

Entre os destaques da exposição está o figurino da personagem Yeba-Beló, do musical Dessana Dessana. A vestimenta recebeu atenção especial do renomado figurinista e diretor de arte amazonense Adroaldo Pereira. O material foi criado com um aspecto rústico, inspirado nas lendas e mitologia do povo Dessana. Adroaldo mergulhou em uma profunda pesquisa sobre as tradições e histórias dos povos originários, resultando em uma leitura poética e fiel ao contexto das lendas.

"'Yeba-Beló', considerada mãe do mundo, é retratada nas fumaças que deram origem ao nosso universo. Por isso, a ideia de representá-la com uma roupa branca e rústica, feita de redes, estabelece um diálogo com a identidade da Região Norte e sua forte conexão com os caboclos ribeirinhos, que utilizam as redes em sua rotina", explica Adroaldo.

Os visitantes da exposição também podem ver os detalhes do figurino de 'Matter Dolorosa' (2019), uma releitura emocionante de "Stabat Mater", de Giovanni Pergolesi. O figurino da personagem feminina é uma verdadeira obra-prima, capaz de transmitir a profundidade da narrativa e evocar emoções intensas.

Outra peça memorável é o figurino da personagem masculina de 'Fausto', de Charles Gounod, apresentado no Festival Amazonas de Ópera em 2018. "O traje exala sofisticação e revela a dualidade do personagem central, capturando a essência da trama em cada detalhe", destaca a curadoria.

Em exposição também o figurino da personagem feminina de 'La Cenerentola', de Gioachino Rossini. A peça subiu ao palco do Teatro Amazonas em 2003. Com sua elegância e riqueza de detalhes, o traje resgata a história atemporal da Cinderela, encantando o público com charme e magia.

Outra obra notável é 'Il Puritani', de Vincenzo Bellini, apresentada no FAO em 2012. O figurino da personagem masculina retrata a intensidade e a paixão dessa ópera clássica, transportando os espectadores para um mundo de emoções arrebatadoras.

Por fim, o figurino da personagem masculina de 'Otelo', de Giuseppe Verdi, exibido no festival em 2006. As peças despertam admiração pela imponência e expressividade. "Essa obra-prima visual captura a tragédia e o drama presentes na narrativa, deixando uma impressão duradoura nos espectadores", destaca a curadoria.

Além da experiência visual dos figurinos, a exposição conta com um vídeo gravado especialmente para a mostra, proporcionando aos visitantes uma imersão completa no universo mágico das óperas.

A combinação de elementos visuais e narrativos encanta o público e desperta um maior interesse pelo gênero artístico. Com visitação gratuita, a mostra faz parte do projeto 'Ópera em Rede' e encanta o público no Amazonas Shopping até este domingo (28). 

Os figurinos em exposição - Foto: Morgana Rodrigues.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/