Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Ópera em Rede: ativação leva arte e educação para Manaus e região metropolitana

Foto: Antônio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Um dos gêneros artísticos mais famosos do mundo, a ópera vai 'invadir' Manaus e municípios da Região Metropolitana. Paralelamente ao 25º Festival Amazonas de Ópera, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) prepara o Ópera em Rede. A iniciativa vai promover caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico, plantio de árvores e coleta seletiva, em uma extensa programação para popularizar o gênero musical no Amazonas.

As ações do Ópera em Rede serão realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru. E a escolha dessa interiorização tem um motivo especial. "Já que o Festival Amazonas de Ópera é um festival a nível estadual, é importante que os municípios também possam conhecer essa expressão artística. E nós vamos possibilitar isso por meio das ativações do Ópera em Rede", explica a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.

Dentro da área da cultura, a iniciativa da Fundação vai movimentar desde crianças da rede pública de ensino até pessoas da terceira idade, que terão acesso a apresentações de ópera pela primeira vez. Além disso, para descobrir novos talentos, o Ópera em Rede vai promover a 1ª Mostra de Canto Lírico. 

"Queremos motivar crianças e jovens que já possuem familiaridade e inclinação natural para o gênero musical", 

reforça a diretora-executiva.

O Ópera em Rede extrapola as barreiras do universo cultural e movimenta o público também em questões socioambientais. "Temos uma ampla programação, com envolvimento de escolas, instituições e da sociedade civil", comenta Marcya, que destaca projetos como o programa Aurora - de aceleração de instituições e projetos sociais - e o plantio de árvores em comemoração aos 25 anos de Festival Amazonas de Ópera.

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/