Ópera em Rede: ativação leva arte e educação para Manaus e região metropolitana

Iniciativa da Fundação Rede Amazônica tem o objetivo de ampliar acesso e aproximar a população do gênero artístico, paralelamente ao 25º Festival Amazonas de Ópera.

Foto: Antônio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Um dos gêneros artísticos mais famosos do mundo, a ópera vai ‘invadir’ Manaus e municípios da Região Metropolitana. Paralelamente ao 25º Festival Amazonas de Ópera, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) prepara o Ópera em Rede. A iniciativa vai promover caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico, plantio de árvores e coleta seletiva, em uma extensa programação para popularizar o gênero musical no Amazonas.

As ações do Ópera em Rede serão realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru. E a escolha dessa interiorização tem um motivo especial. “Já que o Festival Amazonas de Ópera é um festival a nível estadual, é importante que os municípios também possam conhecer essa expressão artística. E nós vamos possibilitar isso por meio das ativações do Ópera em Rede”, explica a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.

Dentro da área da cultura, a iniciativa da Fundação vai movimentar desde crianças da rede pública de ensino até pessoas da terceira idade, que terão acesso a apresentações de ópera pela primeira vez. Além disso, para descobrir novos talentos, o Ópera em Rede vai promover a 1ª Mostra de Canto Lírico. 

“Queremos motivar crianças e jovens que já possuem familiaridade e inclinação natural para o gênero musical”, 

reforça a diretora-executiva.

O Ópera em Rede extrapola as barreiras do universo cultural e movimenta o público também em questões socioambientais. “Temos uma ampla programação, com envolvimento de escolas, instituições e da sociedade civil”, comenta Marcya, que destaca projetos como o programa Aurora – de aceleração de instituições e projetos sociais – e o plantio de árvores em comemoração aos 25 anos de Festival Amazonas de Ópera.

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade