Limpeza de reservatórios de água é fundamental para controle sanitário, afirma especialista

Todos os resíduos devem ser retirados para manter a qualidade da água. Foto: Reprodução/Quimitec

Há quanto tempo você não realiza uma limpeza no reservatório de água da sua casa? A medida parece ter pouca importância, no entanto, é fundamental para manter a qualidade da água consumida e, principalmente, da saúde. Em Manaus, além de orientações para a limpeza em residências, há uma lei para que estabelecimentos como escolas e restaurantes realizem a limpeza semestralmente há mais de 10 anos.

“A prefeitura teve uma grande sacada porque no mesmo ano, em setembro, o Ministério da saúde lançou a lei nacional”, comenta o químico na empresa Quimitec, Ivo Vital. O químico se refere a lei municipal de Manaus nº 754, de 23 de março de 2004 (D.O.M. 24.03.2004 – Nº 965 Ano V) e a resolução RDC n° 216 de setembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.

Para o químico, tanta a prefeitura de Manaus quanto o governo federal acertaram quando passaram a exigir que todos os reservatórios de água, cisternas e caixas elevadas de diversos estabelecimentos fossem submetidos a processos de limpeza periodicamente. “Eu já fui em uma escola que fiquei com nojo. É falta de informação, muitas vezes. Mas as pessoas, as crianças bebem aquela água, então é preciso estar atento”, revelou ao Portal Amazônia

Cada tipo de reservatório necessita de uma limpeza diferente. Foto: Reprodução/Quimitec

Vital informou que a limpeza é fundamental para a manutenção da saúde. “Essa questão de lavagem de reservatórios é preventiva na questão da saúde pública. Nós temos feito muitos trabalhos nesse sentido e temos encontrados situações completamente críticas, inaceitáveis. Com essa obrigatoriedade de acordo com a legislação, esses problemas que nós temos encontrado tem a tendência de serem eliminados, mas a população precisa tomar conhecimento”, afirmou, ao referir-se ao tempo que a lei já está em vigor. “Essas leis são de grande valia para a saúde pública”, completou.

A água passa pelo processo de purificação na estação de tratamento de água, lembra o químico, mas o ambiente em que fica armazenada também precisa de atenção. A limpeza garante qualidade para a higiene pessoal e até para consumo e alimentação, como nos casos de algumas escolas do município. 

Limpeza deve ser feita semestralmente. Foto: Reprodução/Quimitec 

Segundo o especialista, a maior preocupação é na orientação ao proprietário do local no sentido de manter a área onde há cisternas e reservatórios completamente livre de entulhos. “Ocorre sempre de encontrarmos grandes quantidades de materiais imprestáveis na proximidade desses reservatórios e com isso há o aparecimento de insetos, baratas, até ratos. Isso é completamente prejudicial e torna fácil a contaminação desses ambientes. Por isso orientamos que mantenham completamente limpo o ambiente”, explicou.

Sobre a Quimitec

A Quimitec – Tecnologia Química LTDA desenvolve atividades que contribuem para a preservação do meio ambiente através de serviços como o tratamento anticorrosivo da água em sistemas de refrigeração de maneira ecológica. A empresa ainda realiza outros serviços relacionados ao tratamento da água, como: assessoria e consultoria ambiental, estudos de projetos de efluentes industriais, limpeza e desinfecção de poço tubular e inventário de resíduos industriais.

A Quimitec está localizada na Avenida Dom Pedro I. Mais informações podem ser obtidas através do endereço: www.quimitecnologia.com, telefone (92) 3656-2303.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Com R$ 5,4 bilhões, BNDES e BID ampliarão financiamento a empresas na Amazônia

Banco multilateral aprovou crédito à instituição brasileira, que terá contrapartida de R$ 900 milhões no Pró-Amazônia. Programa tem potencial de atender cerca de 16 mil micro, pequenas e médias empresas.

Leia também

Publicidade