Jurados comentam expectativas para 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico em Manaus

Selecionados pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Secretaria de Cultura, avaliadores são profissionais reconhecidos do canto, teatro e música.

Três renomados profissionais da música e do teatro escolheram, no último sábado (27), os dez jovens talentos na fase inicial da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico em Manaus. A professora de canto Flávia Procópio, o diretor-cênico de ópera Matheus Sabbá e a pianista Tamires Ramalho foram os jurados das audições da competição. Eles contam o que esperam dos talentos participantes. Confira:

Jurados comentam expectativas para 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico em Manaus. Foto: Morgana Rodrigues.

Flávia Procópio – professora de canto lírico 

“Nós estamos bem animados! Recebemos vários talentos de crianças que já têm uma vivência, e outras que não têm uma vivência de canto erudito formal, mas que surpreenderam a gente. Sentamos e discutimos as impressões para escolher os dez participantes. Eu acho essa oportunidade maravilhosa! Quando era criança, eu não tive. Já iniciei adolescente, no Antigo Centro Cultural Claudio Santoro. Essa oportunidade é maravilhosa para as crianças terem esse contato com a ópera, com a música, com a arte. É algo que desenvolve toda a cognição e inteligência da criança, senso de disciplina e respeito.”

Flávia Procópio.

Tamires Ramalho – pianista 

“Eu estive aqui para verificar a musicalidades dessas crianças, no geral, e como elas podem crescer: até que ponto elas têm a oferecer para a gente, a questão musical, o quanto a gente pode contribuir com elas nessa questão do acompanhamento. Porque uma coisa é você cantar sozinho e outra coisa é cantar com o karaokê. Outra coisa é você cantar com outra pessoa colaborando com você. Então, a minha parte do treinamento vai ser, justamente, ajudar eles a entenderem como essa dinâmica funciona, já que eles não vão estar sozinhos. A gente vai ter um ótimo caminho a trilhar.”

Tamires Ramalho.

Matheus Sabbá – diretor-cênico de ópera 

“Na audição, juntamente com a versatilidade e desenvoltura vocal, a gente analisa a presença cênica das crianças: a capacidade de como a pessoa pode ter uma apresentação melhor, com a capacidade que ela tem de expandir cenicamente. [O processo] foi bem legal, porque a gente viu crianças e jovens bem diferentes, e um material que pode ser muito lapidado, que pode ser uma potência! Isso é muito bom! Pudemos saber mais da vivência delas. A gente tem material para trabalhar com os selecionados e fazer com que eles só peguem o que eles já têm, expandam para um lugar que eles consigam se apresentar, e as capacidades artísticas deles cheguem às pessoas. É o objetivo de todo e qualquer artista: ser sentido pelo o seu público.”

Matheus Sabbá.

Jurados comentam expectativas para 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico em Manaus. Foto: Morgana Rodrigues.

 Competição

A 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico é voltada para alunos da rede pública de ensino, de 7 a 17 anos. O projeto cultural está à procura de crianças e adolescentes com habilidades para o canto. A ação faz parte do projeto ‘Ópera em Rede’ e tem o objetivo de descobrir novos talentos, que poderão se destacar nos futuros festivais de ópera. 

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade