Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Glocal Experience abre espaço para debate sobre garantia de acesso à informação em comunidades amazônidas

O impacto da conectividade e a garantia do acesso à informação igualitário a todos, tornaram-se pautas no último dia de programação da Glocal Experience Amazônia, evento realizado durante os dias 26, 27 e 28 de agosto no Centro Histórico da capital amazonense.

O debate promovido pelo evento foi realizado no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Palco Glocal, com o objetivo de analisar o impacto da informação em comunidades indígenas e quilombolas e extrativistas, como meio de garantia à direitos básicos como saúde, trabalho e poder de mobilização social.

O painel foi mediado pela Diretora de Projetos do Nossas, Daniela Orofino, que pontuou que inicialmente, deve-se garantir direitos básicos às comunidades como energia elétrica e o acesso integral à internet.

Foto: Divulgação/Fundação Rede Amazônica
"Hoje nós vamos falar sobre conectividade na Amazônia, em especial em comunidades quilombolas extrativistas e importância de se garantir acesso à energia e internet nessas comunidades", destacou a psicóloga.

A mediadora do painel ressaltou também a importância da conectividade como ferramenta de transformação social através do controle comunitário e inclusão digital consciente.

"Essas comunidades que podem ter a internet como ferramenta para acesso aos seus direitos, acesso ao trabalho, acesso à saúde e de mobilização pelos seus territórios", finalizou.

Estiveram presentes no Painel Glocal, o coordenador Geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, o diretor do Conselho Nacional das populações, Joaquim Belo, a gerente de Comunicação da Coiab, Alana Manchineri e a liderança Quilombola, Monique Guerreiro.

Quilombo de São Benedito em Manaus 

Dados apontam que 25 das 44 famílias reconhecidas como afrodescendentes e descendentes de escravos em Manaus são quilombolas e residem no Quilombo de São Benedito. Surgida há mais de 130 anos, a comunidade da zona Sul foi o segundo quilombo urbano reconhecido no Brasil, título concedido pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2014.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/