Glocal em fotos: confira os melhores momentos do último dia

Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Confira alguns dos momentos que movimentaram a segunda-feira (28), último dia do evento:

Palco Glocal: Terra de saberes: a educação como forma de emancipação e empoderamento

Palestrantes:
Daniel Munduruku – Professor, escritor e ator
Kuka Chaves – Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas
Debora Nandja – Chefe do Escritório do UNICEF em Manaus
Tanara Lauschner – Professora do Instituto de Computação da UFAM
Sergio Marangoni Alves – Consultor em gestão de projetos socioambientais

O painel abordou a importância da educação como instrumento de emancipação e empoderamento pessoal e social. Foram discutidos diversos aspectos da educação que contribuem para o desenvolvimento de indivíduos autônomos, críticos e capazes de transformar suas vidas e comunidades. Através de perspectivas interdisciplinares, o painel explorou como a educação pode romper barreiras, ampliar horizontes e promover mudanças positivas na sociedade. 

Palco Impacto: Manejo Sustentável

Palestras:
André Vianna – Diretor Técnico Idesam
Sarah Sampaio – CEO Amazônia Agroflorestal
Dr. Emiliano Esterci – Diretor Técnico-Cientifico, Instituto Mamirauá

Vamos trazer estudo de casos com gestores falando de suas experiências à frente dos mais diferentes negócios como pesca, café e óleos essenciais, que trazem em seu DNA a importância da exploração cuidadosa, de impacto ambiental reduzido. 

Momento Bem Estar: Yoga e Meditação

Encontros com a professora de yoga e preparadora corporal, Ariel Kuma, para vivenciar práticas de yoga e meditação de diversos níveis e técnicas. Buscando sempre o bem-estar e a conexão entre o corpo físico e espiritual, conectando corpo e mente no mesmo momento, o presente. 

Momentos lúdicos

Diversas outras atividades completaram os dias de Glocal Experience Amazônia, como jogos, o Cine Glocal, pintura nos rostos de crianças, apresentações teatrais e muito mais.

Glocal Amazônia: Escultura Ventre universal de Iran Nascimento

Durante os três dias de Glocal Amazônia, uma escultura simbolizou o evento. A obra ventre universal, do artista amazonense Iran Nascimento foi toda criada com objetos que seriam descartados na natureza, como garrafas pet, televisores, ventiladores, fogões e geladeiras. A obra vislumbra olhares humanitariamente responsáveis sobre a produção de resíduos sólidos. sensibilização a reutilização e a transformação desses, em instrumentos educativos.

Espaço Realidade Virtual

Exibição do filme ‘Amazônia Viva’, de Estevão Ciavatta. Com 10 minutos de duração, a obra é uma experiência imersiva pela região do rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360 graus para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta.

Palco Desafios e Soluções: Índice de progresso social: uma ferramenta de gestão para o desenvolvimento

Palestrantes:
Melissa Wilm Senna Pinto – Coautora IPS Amazônia
Sergio Marangoni Alves – Consultor em gestão de projetos socioambientais

O objetivo deste documento é criar um diagnóstico e recomendações para impulsionar o progresso social na Amazônia, a partir dos diálogos e encontros que ocorrerão durante a edição do evento Glocal Experience na cidade de Manaus. A ideia é gerar uma carta compromisso para governos, empresas e sociedade civil, contendo ações que possam ter um impacto real na qualidade de vida, economia e bem-estar da população amazônica. 

Palco Impacto: Escutamazônia: inclusão e futuro

Palestrantes:
Gustavo Fonseca – Baga Aprendimentos
Adriana Moreira – Especialista Sênior em Meio Ambiente, Prática Global de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Banco Mundial
Daiana Silva- Diretora Presidenta
Naraiamat Surui – Liderança Paiter Surui/ coordenador do Centro de Medicina tradicional Olawatawa/ativista ambiental/biólogo

A importância do Brasil como protagonista na simbiose necessária entre a Economia Socioambiental Sustentável e a Economia Padrão sob a perspectiva da Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo e que desempenha um papel primordial para a Terra pela biodiversidade única, o ecossistema e sua relevância no equilíbrio climático mundial. 

Palco Glocal: Não há futuro sem Amazônia

Palestrantes:
Adalberto Val – Pesquisador
Jaime Benchimol – Empresário e Economista
Marilene Correa
Eduardo Taveira – Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
Phelippe Daou Jr. – CEO do Grupo Rede Amazônica
Uma das maiores florestas tropicais do mundo e fundamental para a sustentabilidade do nosso planeta e para o futuro das próximas gerações. Proteger essa floresta única e valiosa requer ações efetivas de conservação, políticas responsáveis ambientais, incentivo à pesquisa científica, respeito aos direitos das comunidades locais e uma conscientização global sobre a importância de agirmos em conjunto e de forma urgente.

Palco Desafios e Soluções: OURO AZUL

Palestrantes:
Thiago Flores dos Santos – advogado, gestor público, professor e pós doutorando em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Lu Figueiredo – professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho – professor
Brychtn Ribeiro de Vasconcelos – professor

A Amazônia possui a maior bacia de água doce do mundo, essa riqueza inestimável é finita. Como todas as demais preciosidades desta imensidão verde, há necessidade de análise, estudos e discussões acerca do desenvolvimento sustentável equilibrado, da monetização por determinados serviços. Nesse contexto, o direito à informação ambiental perpassa por todos esses temas é será palco de discussão pelos pesquisadores mais experientes da área no Amazonas.

Dois bois, uma Amazônia – Encontro dos bois de Parintins

O Teatro Amazonas foi o encerramento do Glocal Amazônia, que aconteceu nesta segunda-feira. Em um espetáculo grandioso os Bumbás de Parintins, Caprichoso & Garantido, realizaram um show. A apresentação contou com a participação dos itens oficiais e a Orquestra Sinfônica Filarmônica. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade