Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Glocal em fotos: confira os melhores momentos do último dia

IMG_9906
Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Confira alguns dos momentos que movimentaram a segunda-feira (28), último dia do evento:

Palco Glocal: Terra de saberes: a educação como forma de emancipação e empoderamento

Palestrantes:
Daniel Munduruku - Professor, escritor e ator
Kuka Chaves - Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas
Debora Nandja - Chefe do Escritório do UNICEF em Manaus
Tanara Lauschner - Professora do Instituto de Computação da UFAM
Sergio Marangoni Alves - Consultor em gestão de projetos socioambientais

O painel abordou a importância da educação como instrumento de emancipação e empoderamento pessoal e social. Foram discutidos diversos aspectos da educação que contribuem para o desenvolvimento de indivíduos autônomos, críticos e capazes de transformar suas vidas e comunidades. Através de perspectivas interdisciplinares, o painel explorou como a educação pode romper barreiras, ampliar horizontes e promover mudanças positivas na sociedade. 

Palco Impacto: Manejo Sustentável

Palestras:
André Vianna - Diretor Técnico Idesam
Sarah Sampaio - CEO Amazônia Agroflorestal
Dr. Emiliano Esterci - Diretor Técnico-Cientifico, Instituto Mamirauá

Vamos trazer estudo de casos com gestores falando de suas experiências à frente dos mais diferentes negócios como pesca, café e óleos essenciais, que trazem em seu DNA a importância da exploração cuidadosa, de impacto ambiental reduzido. 

Momento Bem Estar: Yoga e Meditação

Encontros com a professora de yoga e preparadora corporal, Ariel Kuma, para vivenciar práticas de yoga e meditação de diversos níveis e técnicas. Buscando sempre o bem-estar e a conexão entre o corpo físico e espiritual, conectando corpo e mente no mesmo momento, o presente. 

Momentos lúdicos

Diversas outras atividades completaram os dias de Glocal Experience Amazônia, como jogos, o Cine Glocal, pintura nos rostos de crianças, apresentações teatrais e muito mais.

Glocal Amazônia: Escultura Ventre universal de Iran Nascimento

Durante os três dias de Glocal Amazônia, uma escultura simbolizou o evento. A obra ventre universal, do artista amazonense Iran Nascimento foi toda criada com objetos que seriam descartados na natureza, como garrafas pet, televisores, ventiladores, fogões e geladeiras. A obra vislumbra olhares humanitariamente responsáveis sobre a produção de resíduos sólidos. sensibilização a reutilização e a transformação desses, em instrumentos educativos.

Espaço Realidade Virtual

Exibição do filme 'Amazônia Viva', de Estevão Ciavatta. Com 10 minutos de duração, a obra é uma experiência imersiva pela região do rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360 graus para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta.

Palco Desafios e Soluções: Índice de progresso social: uma ferramenta de gestão para o desenvolvimento

Palestrantes:
Melissa Wilm Senna Pinto - Coautora IPS Amazônia
Sergio Marangoni Alves - Consultor em gestão de projetos socioambientais

O objetivo deste documento é criar um diagnóstico e recomendações para impulsionar o progresso social na Amazônia, a partir dos diálogos e encontros que ocorrerão durante a edição do evento Glocal Experience na cidade de Manaus. A ideia é gerar uma carta compromisso para governos, empresas e sociedade civil, contendo ações que possam ter um impacto real na qualidade de vida, economia e bem-estar da população amazônica. 

Palco Impacto: Escutamazônia: inclusão e futuro

Palestrantes:
Gustavo Fonseca - Baga Aprendimentos
Adriana Moreira - Especialista Sênior em Meio Ambiente, Prática Global de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Banco Mundial
Daiana Silva- Diretora Presidenta
Naraiamat Surui - Liderança Paiter Surui/ coordenador do Centro de Medicina tradicional Olawatawa/ativista ambiental/biólogo

A importância do Brasil como protagonista na simbiose necessária entre a Economia Socioambiental Sustentável e a Economia Padrão sob a perspectiva da Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo e que desempenha um papel primordial para a Terra pela biodiversidade única, o ecossistema e sua relevância no equilíbrio climático mundial. 

Palco Glocal: Não há futuro sem Amazônia

Palestrantes:
Adalberto Val - Pesquisador
Jaime Benchimol - Empresário e Economista
Marilene Correa
Eduardo Taveira - Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
Phelippe Daou Jr. - CEO do Grupo Rede Amazônica

Uma das maiores florestas tropicais do mundo e fundamental para a sustentabilidade do nosso planeta e para o futuro das próximas gerações. Proteger essa floresta única e valiosa requer ações efetivas de conservação, políticas responsáveis ambientais, incentivo à pesquisa científica, respeito aos direitos das comunidades locais e uma conscientização global sobre a importância de agirmos em conjunto e de forma urgente.

Palco Desafios e Soluções: OURO AZUL

Palestrantes:
Thiago Flores dos Santos - advogado, gestor público, professor e pós doutorando em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Lu Figueiredo - professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho - professor
Brychtn Ribeiro de Vasconcelos - professor

A Amazônia possui a maior bacia de água doce do mundo, essa riqueza inestimável é finita. Como todas as demais preciosidades desta imensidão verde, há necessidade de análise, estudos e discussões acerca do desenvolvimento sustentável equilibrado, da monetização por determinados serviços. Nesse contexto, o direito à informação ambiental perpassa por todos esses temas é será palco de discussão pelos pesquisadores mais experientes da área no Amazonas.

Dois bois, uma Amazônia - Encontro dos bois de Parintins

O Teatro Amazonas foi o encerramento do Glocal Amazônia, que aconteceu nesta segunda-feira. Em um espetáculo grandioso os Bumbás de Parintins, Caprichoso & Garantido, realizaram um show. A apresentação contou com a participação dos itens oficiais e a Orquestra Sinfônica Filarmônica. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/