Glocal em fotos: confira os melhores momentos do domingo (27)

Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Confira alguns dos momentos que movimentaram o domingo (28):

Espaço Mão na Massa: Narrativas visuais sobre a Amazônia

Christian Braga compartilhou suas experiências de 10 anos como fotógrafo e documentarista em contar histórias na Amazônia. Com ênfase nas especificidades e singularidades da cultura amazônica, o objetivo do profissional é identificar narrativas visuais atraentes para abordar temas relevantes e atuais ligados à Amazônia, destacando a riqueza cultural e a diversidade única desta região. Através de fotografias e produções audiovisuais, ele apresentou sua visão sobre a região e explora como contar histórias jornalísticas/documentais para organizações e mídias, nacionais e internacionais.

Palco Desafios e Soluções: Turismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico

Palestantes:
Odenilze de Souza Ramos – Facilitadora de Projetos e Grupos
Matheus Andrade Volpini Raimundo – Co fundador e CEO da Rede Local Hostel
Suzianne Fonseca de Oliveira – Secretária Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão

O turismo é uma das atividades mais promissoras no mundo e vem se consolidando devido a seu grande impacto socioeconômico, superando, inclusive, atividades tradicionais como a indústria e a agricultura. Nesta palestra, o público pode conferir um pouco sobre como a cadeia produtiva tem efeito multiplicador agregando diversas áreas associadas. 

Palco Impacto – Negócios de Impacto: o desafio de gerar lucro e impacto positivo

Palestrantes:

Amanda Santana – Sócia-fundadora e diretora executiva Tucum Brasil
Artur Coimbra – Fundador Na Floresta Alimentos Amazônicos
Rafael Moreira Ribeiro – Analista de Investimento – AMAZ/Idesam
Marcus Bessa – Co-Fundador da Impact Hub Manaus

Neste painel, empresários que lideram Negócios de Impacto compartilharam suas jornadas, estratégias e reflexões sobre como conciliar a geração de lucro com a busca por um impacto social e ambiental positivo. Abordagens práticas e lições aprendidas para inspirar outros empreendedores comprometidos em fazer a diferença no mundo por meio de suas empresas.

Palco Impacto: Como a floresta viva impulsiona para a sociobiodiversidade

Palestras:
Marysol – Fundadora da Oka. Inovação Socioambiental, facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica (FAS/GEC) e secretária executiva da Rede de Mulheres Ikamiabas
Fábio Calderaro – Superintendência da Zona Franca de Manaus / Centro de Biotecnologia da Amazônia
Pedro Hartung – Diretor Executivo Alana Foundation
Peter Houlihan – Vice-Presidente Executivo de Biodiversidade e Conservação da XPRIZE
Sinéia do Vale – Coordenadora nacional do comitê Indígena de Mudanças Climáticas CIMC

Da biodiversidade dependem o ar que respiramos, a comida que comemos e os remédios que nos curam, entre muitos outros elementos. Descobrir e proteger a imensa variedade que existe nas florestas tropicais é essencial para a sobrevivência da humanidade. Vamos descobrir como a tecnologia pode se unir a saberes tradicionais da floresta para promover uma nova economia para a sociobidoversidade.

Palco Impacto – Escutamazônia: inovadores sistêmicos

Palestras:
Suzana Pádua – Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Fabiana Prado – Gerente Projeto LIRA/IPÊ
Bepdjyre Txucarramae (Pescador)
Caetano Scannavino – Coordenador Projeto Saúde e Alegria
Miguel Scarcello – Secretário Geral da SOS AMAZÔNIA
Suzana Pádua – Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)

Uma conversa esclarecedora e realista sobre a situação da região amazônica, entre um líder indígena e integrantes de organizações que atuam na proteção e na educação socioambiental da Amazônia, na Amazônia e para os Amazônidas. 

Palco Desafios e Soluções: As múltiplas infâncias amazônicas e a prioridade absoluta

Palestras:
Ana Claudia Cifali – Coordenadora Jurídica do Instituto Alana
Betina Warmling Barros – Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Assis da Costa Oliveira – Coordenador no Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Daniela Soares da Silva – Educadora Popular socioambiental no Médio Xingu
Junior Nicácio – Advogado Indígena

A Amazônia possui a população mais jovem do país, com 9,1 milhões de crianças e adolescentes. No entanto, são elas, e em especial as crianças indígenas, as mais impactadas pelas crises socioambientais do território. Da poluição do ar advinda das queimadas à contaminação das águas e alimentos por mercúrio, da falta de saneamento básico e educação à violência sexual no contexto do garimpo ilegal, as crianças estão sendo afetadas em todas as suas dimensões quando, de acordo com as normas nacionais e internacionais, devem ter seus direitos garantidos com absoluta prioridade, inclusive no que diz respeito à formulação e execução de políticas públicas. O diálogo proposto tem o objetivo de trazer um olhar para as infâncias amazônicas e os desafios e políticas necessárias para colocá-las no centro das discussões das crises e questões socioambientais da Amazônia. 

Largo de São Sebastião: Cortejo de artistas circenses

Interação intermitente de Artistas de Circo com público em geral e apresentação de números relâmpago.

Jogos amazônicos sustentáveis

Jogos confeccionados com madeira de reuso e caroços de frutos da floresta descartados no meio ambiente. São jogos atemporais, que buscam promover o respeito com o meio ambiente, dialogar e cumprir as metas da agenda 2030, além de desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva, motora e social entre os participantes.

Show ‘Muzikstation: Restart’

Trilhas sonoras de videogames, executadas pela Amazonas Filarmônica e pelo Coral Vocal dos Corpos Artísticos, proporcionam ao público do Teatro Amazonas, uma verdadeira imersão ao mundo dos e-games. O espetáculo “Muzikstation: Restart”, um sucesso de público ha quase 10 anos, é integrante da Série Encontro das Águas, comprovando a versatilidade da orquestra e dos coralistas amazonenses que passeiam com exímia qualidade técnica e musical pelo universo das composições para videogames.

Show Luneta Mágica

Na noite do domingo, no Palco Show no Largo de São Sebastião, aconteceu a apresentação gratuita da banda Luneta Mágica. A banda de rock alternativo tocou seu terceiro e mais recente álbum ‘No paiz das Amazonas’, que aborda a relação entre Manaus e a floresta no seu entorno.

Show Maria Gadú

Ainda na noite do domingo, também no Palco Show no Largo de São Sebastião, a apresentação gratuita da cantora Maria Gadú atraiu uma multidão. Ela apresentou o show do seu quarto disco, ‘Quem sabe isso quer dizer amor’, com interpretações de canções que marcaram a sua vida.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade