Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Glocal em fotos: confira os melhores momentos do domingo (27)

IMG_9454

Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Confira alguns dos momentos que movimentaram o domingo (28):

Espaço Mão na Massa: Narrativas visuais sobre a Amazônia

Christian Braga compartilhou suas experiências de 10 anos como fotógrafo e documentarista em contar histórias na Amazônia. Com ênfase nas especificidades e singularidades da cultura amazônica, o objetivo do profissional é identificar narrativas visuais atraentes para abordar temas relevantes e atuais ligados à Amazônia, destacando a riqueza cultural e a diversidade única desta região. Através de fotografias e produções audiovisuais, ele apresentou sua visão sobre a região e explora como contar histórias jornalísticas/documentais para organizações e mídias, nacionais e internacionais.

Palco Desafios e Soluções: Turismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico

Palestantes:
Odenilze de Souza Ramos - Facilitadora de Projetos e Grupos
Matheus Andrade Volpini Raimundo - Co fundador e CEO da Rede Local Hostel
Suzianne Fonseca de Oliveira - Secretária Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão

O turismo é uma das atividades mais promissoras no mundo e vem se consolidando devido a seu grande impacto socioeconômico, superando, inclusive, atividades tradicionais como a indústria e a agricultura. Nesta palestra, o público pode conferir um pouco sobre como a cadeia produtiva tem efeito multiplicador agregando diversas áreas associadas. 

Palco Impacto - Negócios de Impacto: o desafio de gerar lucro e impacto positivo

Palestrantes:

Amanda Santana - Sócia-fundadora e diretora executiva Tucum Brasil
Artur Coimbra - Fundador Na Floresta Alimentos Amazônicos
Rafael Moreira Ribeiro - Analista de Investimento - AMAZ/Idesam
Marcus Bessa - Co-Fundador da Impact Hub Manaus

Neste painel, empresários que lideram Negócios de Impacto compartilharam suas jornadas, estratégias e reflexões sobre como conciliar a geração de lucro com a busca por um impacto social e ambiental positivo. Abordagens práticas e lições aprendidas para inspirar outros empreendedores comprometidos em fazer a diferença no mundo por meio de suas empresas.

Palco Impacto: Como a floresta viva impulsiona para a sociobiodiversidade

Palestras:
Marysol - Fundadora da Oka. Inovação Socioambiental, facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica (FAS/GEC) e secretária executiva da Rede de Mulheres Ikamiabas
Fábio Calderaro - Superintendência da Zona Franca de Manaus / Centro de Biotecnologia da Amazônia
Pedro Hartung - Diretor Executivo Alana Foundation
Peter Houlihan - Vice-Presidente Executivo de Biodiversidade e Conservação da XPRIZE
Sinéia do Vale - Coordenadora nacional do comitê Indígena de Mudanças Climáticas CIMC

Da biodiversidade dependem o ar que respiramos, a comida que comemos e os remédios que nos curam, entre muitos outros elementos. Descobrir e proteger a imensa variedade que existe nas florestas tropicais é essencial para a sobrevivência da humanidade. Vamos descobrir como a tecnologia pode se unir a saberes tradicionais da floresta para promover uma nova economia para a sociobidoversidade.

Palco Impacto - Escutamazônia: inovadores sistêmicos

Palestras:
Suzana Pádua - Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Fabiana Prado - Gerente Projeto LIRA/IPÊ
Bepdjyre Txucarramae (Pescador)
Caetano Scannavino - Coordenador Projeto Saúde e Alegria
Miguel Scarcello - Secretário Geral da SOS AMAZÔNIA
Suzana Pádua - Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)

Uma conversa esclarecedora e realista sobre a situação da região amazônica, entre um líder indígena e integrantes de organizações que atuam na proteção e na educação socioambiental da Amazônia, na Amazônia e para os Amazônidas. 

Palco Desafios e Soluções: As múltiplas infâncias amazônicas e a prioridade absoluta

Palestras:
Ana Claudia Cifali - Coordenadora Jurídica do Instituto Alana
Betina Warmling Barros - Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Assis da Costa Oliveira - Coordenador no Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Daniela Soares da Silva - Educadora Popular socioambiental no Médio Xingu
Junior Nicácio - Advogado Indígena

A Amazônia possui a população mais jovem do país, com 9,1 milhões de crianças e adolescentes. No entanto, são elas, e em especial as crianças indígenas, as mais impactadas pelas crises socioambientais do território. Da poluição do ar advinda das queimadas à contaminação das águas e alimentos por mercúrio, da falta de saneamento básico e educação à violência sexual no contexto do garimpo ilegal, as crianças estão sendo afetadas em todas as suas dimensões quando, de acordo com as normas nacionais e internacionais, devem ter seus direitos garantidos com absoluta prioridade, inclusive no que diz respeito à formulação e execução de políticas públicas. O diálogo proposto tem o objetivo de trazer um olhar para as infâncias amazônicas e os desafios e políticas necessárias para colocá-las no centro das discussões das crises e questões socioambientais da Amazônia. 

Largo de São Sebastião: Cortejo de artistas circenses

Interação intermitente de Artistas de Circo com público em geral e apresentação de números relâmpago.

Jogos amazônicos sustentáveis

Jogos confeccionados com madeira de reuso e caroços de frutos da floresta descartados no meio ambiente. São jogos atemporais, que buscam promover o respeito com o meio ambiente, dialogar e cumprir as metas da agenda 2030, além de desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva, motora e social entre os participantes.

Show 'Muzikstation: Restart'

Trilhas sonoras de videogames, executadas pela Amazonas Filarmônica e pelo Coral Vocal dos Corpos Artísticos, proporcionam ao público do Teatro Amazonas, uma verdadeira imersão ao mundo dos e-games. O espetáculo "Muzikstation: Restart", um sucesso de público ha quase 10 anos, é integrante da Série Encontro das Águas, comprovando a versatilidade da orquestra e dos coralistas amazonenses que passeiam com exímia qualidade técnica e musical pelo universo das composições para videogames.

Show Luneta Mágica

Na noite do domingo, no Palco Show no Largo de São Sebastião, aconteceu a apresentação gratuita da banda Luneta Mágica. A banda de rock alternativo tocou seu terceiro e mais recente álbum 'No paiz das Amazonas', que aborda a relação entre Manaus e a floresta no seu entorno.

Show Maria Gadú

Ainda na noite do domingo, também no Palco Show no Largo de São Sebastião, a apresentação gratuita da cantora Maria Gadú atraiu uma multidão. Ela apresentou o show do seu quarto disco, 'Quem sabe isso quer dizer amor', com interpretações de canções que marcaram a sua vida.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/