Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Glocal Amazônia é palco de intervenção artística no último dia de programação

oxigenio1
Foto: Divulgação/Fundação Rede Amazônica

A Glocal Experience Amazônia foi um evento realizado durante os dias de 26, 27 e 28 de agosto, que teve como objetivos, discutir ações de sustentabilidade visando valorização da Amazônia, além da gerar debates para o cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No último dia de programação, o grupo de teatro 'Ykamiabas Produções', realizou uma intervenção artística do espetáculo de temática ambiental "Oxigênio", no Largo de São Sebastião em Manaus, com o objetivo de sensibilizar o público presente para as mudanças climáticas mundiais. A diretora Keylla Gomes, destacou as raízes indígenas do nome do grupo e explicou a temática central da peça, que trata sobre mudanças climáticas e suas consequências para o futuro.

Foto: Divulgação/Fundação Rede Amazônica

"Nós somos o grupo de teatro ecofeminista Ykamiabas, que significa mulheres fortes. É um nome dado às Amazonas, tribos de mulheres guerreiras que viveram aqui no Amazonas. Nós trazemos um pedaço do nosso espetáculo 'Oxigênio', que trata das mudanças climáticas como tema principal, abordando a vida através da floresta", explicou.

Uma das idealizadoras da intervenção, Francy Júnior, explicou que o ato proposto pelo grupo artístico, que apresenta parte do espetáculo teatral, está ligado à temática proposta pela Glocal Amazônia de debates sobre preservação ambiental e sustentabilidade.

"Nós da Ykamiabas Produções e com o Movimento das Mulheres Negras da Floresta - Dandara, estamos aqui neste evento chamado Glocal Amazônia fazendo uma intervenção teatral do espetáculo "Oxigênio", justamente pra esse pensar da Amazônia, pra esse pensar e refletir sobre as mudanças climáticas", conclui. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/