Glocal Amazônia debate as riquezas naturais e valores socioeconômicos dos recursos hídricos da Amazônia

A professora da UEA, Lu Figueiredo, que mediou o debate, explicou que a discussão abordou a importância do recurso hídrico e o valor socioeconômico que ele possui.

A Glocal Experience Amazônia, realizada durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, foi um evento que teve como objetivo reunir lideranças globais e locais do setor de sustentabilidade para o debate sobre a valorização da Amazônia, além de discutir ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A Glocal Amazônia é uma experiência inovadora na região, abrangendo iniciativas na busca de soluções de sustentabilidade com uma premissa simples e audaciosa: pensar global e agir local. 
Com essa premissa, pesquisadores debateram no Palácio da Justiça, no último dia de evento, 28, no palco Desafios e Soluções o tema ‘Ouro Azul’, que aborda os valores inestimáveis das riquezas hidrográficas no mundo, com um olhar especial na Amazônia, que possui a maior bacia de água doce do planeta.
Foto: Divulgação/Fundação Rede Amazõnica

Estiveram presentes no painel, os professores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Thiago Flores dos Santos, Lu Figueiredo, Brychtn Ribeiro de Vasconcelos e Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho, que debateram acerca do desenvolvimento sustentável e monetização dos recursos hídricos globais e locais.

A professora da UEA, Lu Figueiredo, que mediou o debate, explicou que a discussão abordou a importância do recurso hídrico e o valor socioeconômico que ele possui.

“O tema do painel nessa conferência foi ‘Ouro Azul’ tratando sobre essa preciosidade que é a riqueza das águas. O amazonas tem a maior bacia hidrográfica do planeta e a gente trouxe para essa discussão, grandes pesquisadores”, pontua.

A mediadora do painel também ressaltou a importância do direito à informação qualificada, como garantia de participação da população na tomada de decisões sobre o tema.

“Eu também falei um pouco sobre o direito à informação ambiental e a necessidade do cidadão e das instituições de terem a informação qualificada que dê a possibilidade democrática de participação na tomada de decisões”, pontua.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade