Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Exposição Ópera em Rede resgata história de 25 anos do festival

Uma ida ao shopping pode virar uma viagem no tempo pela história do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Essa é a experiência proposta pela exposição Ópera em Rede, montada na Praça Rio Solimões, na expansão do Amazonas Shopping, zona Centro-Sul de Manaus.A mostra comemora os 25 anos do maior festival do gênero artístico na América Latina e está aberta ao público gratuitamente até dia 28 de maio.

"O formato da exposição foi decidido em um trabalho em equipe, em um conjunto de ideias, até chegar ao resultado de um cenário lúdico de cores e formatos. Isso tudo visa alcançar todos os públicos e camadas sociais, adultos e crianças, com o conceito de 'ópera fácil'

destaca a curadora da exposição, Cléia Viana.

De acordo com a visão do público, o objetivo está sendo alcançado com sucesso! SilviaAndrade visitou a exposição e diz que o espaço é uma oportunidade para a população se apaixonar por ópera. "Sou amazonense e já fui algumas vezes ao Teatro Amazonas, mas nunca assisti a um espetáculo de ópera. Mas, depois de ver esses registros e, principalmente, os vídeos, senti muito desejo de ter contato com essa arte", diz a assistente de administração. 

Exposição Ópera em Rede - Foto: Thais Araujo

A exposição reúne registros históricos, figurinos e fotografias. A seleção e montagem conta com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local.Durante o passeio pelo espaço, é possível descobrir curiosidades e informações importantes do festival por meio dos vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nos festivais, dentro e fora do palco. 

A diretora-administrativa da FRAM, Marcya Lira, destaca que a exposição é a realização de um desejo da instituição em atuar como suporte a grandes eventos culturais da região.

"Para nós, é uma honra fazer parte das comemorações do jubileu de prata do FestivalAmazonas de Ópera. Contar um pouco dessa história, que tem sido enriquecida ao longo dos anos, nos deixa muito feliz"

comenta.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última terça-feira (23), com a participação do violinista Victor Camilo. O encerramento acontece no dia 28, às 16h, com a apresentação pocket da obra "Così Fan Tutte". 

Ópera em Rede  

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura eEconomia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e supermercados DB. 

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera(FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/