Emoção marca passagem do ‘Ópera em Rede’ pelo interior do Amazonas

Iniciativa da Fundação Rede Amazônica levou shows de ópera para escolas estaduais também em Iranduba e Rio Preto da Eva.

Estudantes de escolas estaduais de Iranduba e Rio Preto da Eva tiveram a oportunidade de vivenciar shows de ópera pela primeira vez graças ao ‘Ópera em Rede’. Na plateia, olhos atentos e emocionados de aproximadamente 200 alunos e colaboradores dos dois municípios. A iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) aconteceu em parceria com o projeto Ópera Estúdio, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Emoção marca passagem do ‘Ópera em Rede’ pelo interior do Amazonas. Foto: Alonso Junior

Entre os espectadores estava Ana Caroline, de 17 anos, estudante da Escola Isaías Vasconcelos, em Iranduba.

“Essa é minha primeira experiência com a ópera. Foi sensacional e emocionante! Me senti envolvida com as cenas e a forma de expressão dos artistas. Foi maravilhoso!”

disse a estudante.

 Para Ilene Palheta, professora e coordenadora regional de educação de Rio Preto da Eva, a experiência cultural foi única.

“Agradecemos a Fundação Rede Amazônica por nos proporcionar o encanto da ópera por meio do ‘Ópera em Rede’. Nossos alunos ficaram maravilhados! Foi encantador e alegrou muito o nosso dia”

destacou a professora.

Emoção marca passagem do ‘Ópera em Rede’ pelo interior do Amazonas. Foto: Alonso Junior

Marcya Lira, diretora-administrativa da Fundação Rede Amazônica, enfatizou que a extensão das ações do projeto ao interior do estado é uma das grandes características desta primeira edição do ‘Ópera em Rede’.

“A proposta de distribuir as ações também na Região Metropolitana é uma das formas de diversificar e ampliar o acesso de pessoas que, até então, não tiveram a oportunidade de conhecer a ópera. Queremos que as pessoas tenham a visão da arte enquanto entretenimento, mas também possam vislumbrar as oportunidades que podem surgir através dela”

enfatizou.

Emoção marca passagem do ‘Ópera em Rede’ pelo interior do Amazonas. Foto: Alonso Junior

Edição em Manaus

 Em Manaus, o Ópera em Rede passou por três instituições de apoio: Casa do Idoso São Vicente de Paulo, Casa Vhida e Casa Mamãe Margarida. As organizações atendem idosos, crianças com HIV e crianças e adolescentes vítimas de violência, respectivamente. As apresentações foram exclusivas para o público interno das instituições, proporcionando momentos de entretenimento e alegria para as pessoas atendidas e colaboradores.

 Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 
Emoção marca passagem do ‘Ópera em Rede’ pelo interior do Amazonas. Foto: Alonso Junior

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade