Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Deputados da Aleam aprovam 13 matérias na primeira pauta de votação do ano

Na primeira votação do ano de 2020, na Ordem do Dia desta quarta-feira (12), os deputados estaduais aprovaram 13 matérias, sendo 10 Projetos de Lei (PL), 1 Projeto de Decreto Legislativo (PDL), 1 Projeto de Resolução Legislativa (PRL) e 1 Proposta de Emenda Constitucional (PEC), todos de 2019. Quatro matérias foram retiradas da pauta. A sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi presidida pelo deputado Belarmino Lins (PP), com a participação de 19 deputados.
Foto:Danilo Mello/Aleam

Entre os projetos aprovados destacam-se a PEC nº 03/2019, do Governo do Estado, que define competência de planejamento, coordenação e execução de atividades de proteção e defesa civil no âmbito do Subcomando de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec). O PRL nº 45/2019, de autoria do deputado Saulo Vianna, cria a Frente Parlamentar em Defesa da Zona Franca de Manaus, para acompanhar as propostas de mudança tributária que tramitam em Brasília.

O PL nº 588/2019, de autoria do deputado Wilker Barreto (Podemos), institui a campanha Setembro Azul, de conscientização aos direitos das pessoas surdas, e o PL nº 290/2019, do mesmo deputado, cria a Política Estadual de Combate e Erradicação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O PL nº 500/2019, do deputado Adjuto Afonso (PDT), propõe diretrizes estratégicas de fomento à criação de polos de ecoturismo pelo governo.

Da deputada Joana Darc (PL), foram aprovados o PL n.º 388/2019, que proíbe a manutenção de animais domésticos ou não, em circos para uso ou exibição nos espetáculos; o PL n.º 424/2019, que obriga a fixação de placas para denúncia de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em locais frequentados por crianças; e o PL nº 567/2019, que exige certificação profissional para tosador e banhista nos Pet Shops.

O PL nº 408/2019, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), proíbe a cobrança de qualquer valor ou taxa pela disponibilidade no parto, do médico que atendeu a gestante durante o pré-natal, pelas operadoras de saúde. O PL nº 416/2019, do deputado Felipe Souza (Patriota), obriga a colocação de placas em Braille nas paradas de ônibus e no roteiro de viagem nos terminais e rodoviárias.

A criação da Semana Laranja, de conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi criada pelo PL nº 527/2019, do deputado João Luiz (Republicanos), e os deputados Dr. Gomes (PSC), Carlinhos Bessa (PV) e Roberto Cidade (PV) tiveram aprovados PLs que tratam da declaração de patrimônio cultural de natureza imaterial, do Saracá Futebol Clube (Formiga), de Silves; do Carnaval de Educandos, em Manaus; e da festa EXPOAMI de Manicoré.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/