Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

CPI da Energia encerra trabalhos de 2021 com balanço de ações e anúncio para 2022

conta-energia-foto-Amazonas-Energia

Na última reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia realizada nesta quinta-feira (16), no miniplenário Cônego Azevedo, em Manaus (AM), os membros da Comissão aprovaram requerimentos, avaliaram ações executadas em 2021 e anunciaram reuniões itinerantes no interior para o próximo ano.

Abrindo os trabalhos, o presidente da Comissão, deputado estadual Sinésio Campos (PT), conduziu a votação de atas de reuniões e requerimentos que foram aprovados, inclusive aprovando a convocação do diretor da Eletrobrás, Orsine Rufino de Oliveira, e realização da primeira reunião itinerante da CPI a ser realizada no retorno dos trabalhos em 2022, no município de Tabatinga (a 1108 km de Manaus) e comunidades do Alto Solimões.

Foto: Divulgação/Aleam

Em uma breve retrospectiva, Sinésio Campos justificou o atraso dos trabalhos por conta da suspensão através de liminar conseguida pela Amazonas Energia na justiça, que atrasou em cerca de 40 dias o andamento dos trabalhos da Comissão e também apurações como a apropriação indébita da empresa nos valores referentes à contribuição de iluminação pública e a oitiva da coordenadora do corpo jurídica da concessionária, Sandra Maria Carvalho Farias que motivou a apresentação do projeto de lei que obriga a notificação antecipada por parte da empresa quando na retirada ou vistoria de medidores de energia, através do PL nº 596/2021, aprovado no início de dezembro.

Além do início das reuniões itinerantes, a CPI deve lançar também, em 2022, uma cartilha de orientação contra os abusos das empresas de prestação de água e energia elétrica a ser distribuída aos consumidores de Manaus e do interior, além de divulgar, na primeira reunião em fevereiro, um calendário de ações a ser seguido.

Na avaliação do deputado Sinésio, o balanço de atividades de 2021 foi positivo. "Temos um balanço de atividades extremamente positivo, com oitivas realizadas que nos renderam apurações importantes. Pudemos contar com a parceria de outros órgãos, aprovamos o inicio das atividades itinerantes, começando pelo município de Tabatinga. A população, com a CPI, está tendo vez e voz, inclusive para cidadãos que foram até agredidos por funcionários da Eletrobrás Amazonas Energia. Nós somos clientes, não podemos ser tratados desta forma acintosa, como esta empresa vem fazendo com o consumidor", avaliou. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/