Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Mai 2024

Compromisso pela floresta em pé: movimento Impacto Amazônia, da ONU, tem lançamento nacional em Manaus

IMPACTO-GLOBAL-ONU-_20231005-153951_1
Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Um novo compromisso pela preservação da Amazônia, envolvendo poder público e empresas privadas, foi oficializado nesta quarta-feira (04), com o lançamento do Movimento Impacto Amazônia. A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil em um evento na sede da Águas de Manaus, uma das empresas que participam da mobilização.

As agendas de saneamento básico e segurança hídrica foram discutidas em uma série de painéis. A programação contou com falas da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobras, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.

"É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida", destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.

"Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria", afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé.

"Esse é um evento importante. A gente conseguiu unir a comunidade para olhar o tema da água de forma mais profunda, transversal. Foi importante essa linguagem que foi trazida para o evento, com a participação dos especialistas. Teve muitas pitadas criativas e ao mesmo tempo que faz com que a gente pense no futuro", destacou João Carlos dos Santos, especialista em Agricultura Sustentável da Coca-Cola do Brasil.

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Impacto Amazônia 

Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.

O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares chaves: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/