Manaus 30º • Nublado
Sexta, 22 Outubro 2021

Como está a saúde do seu prédio?

Como está a saúde do seu prédio?
Foto: Reprodução/Shutterstock
Imóveis antigos possuem, em alguns casos, arquitetura muito 'charmosa'. Em bairros do Centro de cidades grandes, ele são como lembranças de tempo áureo. Morar em locais assim requer atenção e adequações com passar dos anos.

Jefferson Mota é morador de um prédio residencial antigo no Centro, em Manaus. De acordo com ele, no ano passado o imóvel precisou de um redimensionamento da rede elétrica devido a casos de faíscas e superaquecimento dos sistema. "O prédio foi construído há muito tempo. Por isso nós tivemos que refazer a fiação para sustentar o consumo atual dos moradores", conta.

O engenheiro da Quartzo Engenharia Thiago Maron, explica que esse é um problema comum em prédios antigos, pois o consumo médio de energia dos moradores 30 anos atrás era muito menor do que o atual. Para garantir que a saúde da edificação esteja em seu melhor estado, é preciso que seja feita uma revisão geral no prédio, chamada de Inspeção Predial, de tempos em tempos.

"De maneira geral, todo prédio precisa passar um check-up, da mesma forma que uma pessoa deve ir ao médico periodicamente. Em edificações mais novas, de até 20 anos, deve ser feita uma Inspeção Predial a cada cinco anos. Para prédios mais antigos, com mais de 20 anos, a recomendação é que a Inspeção seja feita a cada dois ou três anos. Como se pode ver, é muito parecido com um corpo humano: quanto mais avançada a idade, maior a necessidade de ir ao médico, é exatamente essa análise que assegura uma longa vida tanto ao ser humano quanto ao edifício", explica Maron.

Thiago Maron compara os imóveis ao corpo humano. "Todo corpo possui sistemas que realizam funções específicas no organismo. Quando uma parte do sistema não funciona apropriadamente pequenos problemas ao longo do tempo geram graves doença ao organismo", diz. "Os prédios também possuem seus próprios órgãos, como os sistemas hidraúlicos, elétricos e os de prevenção a incêndios. Quando um desses sistemas não funciona, ele pode gerar graves problemas no prédio a curto e longo prazo", acrescenta.

Algumas 'doenças' entretanto são mais frequentes que outras. Maron revela que o desgaste da fachada de prédios antigos é um dos vícios mais comuns. "Isso acontece porque, com o passar dos anos, a frente de prédios ganham trincas - que é a principal causa de infiltrações em apartamentos - além do descolamento de cerâmicas, que podem gerar graves fatalidades caso um desses pedaços caia na cabeça dos transeuntes que passam diariamente na frente do prédio", diz.

Além da fachada, problemas no sistema de prevenção a incêndios e de instalações elétricas também estão no topo da lista de males mais comuns em prédios. Thiago Maron afirma que muito desses problemas precisam ser vistos juntos. "Não adianta por exemplo consertar o sistema de prevenção de incêndios e deixar para depois um grave problema no sistema elétrico", afirma o engenheiro.
Solução

Mas afinal, como fazer um check-up no imóvel? Em Manaus, a Quartzo Engenharia oferece o serviço de laudo predial, que faz uma análise nas instalações elétricas e hidráulicas, nos sistemas de prevenção e combate a incêndio, na impermeabilização, na cobertura e nas principais questões estruturais do prédio.

Através do laudo predial é possível saber exatamente quais problemas afetam o imóvel avaliado divididos em níveis de prioridade. "Um problema no sistema de prevenção de incêndios deve ser visto imediatamente, já que oferece risco grave para todo o prédio. Já uma rachadura superficial no revestimento do salão de festas, por exemplo, é um problema que não gera graves riscos ao ser humano e não precisa ser resolvido com urgência", explica o engenheiro.

Com a análise certa é possível prolongar a vida útil do prédio e assegurar a segurança dos moradores. "Tudo o que um bom síndico quer é garantir a segurança dos moradores. A análise que a Quartzo faz assegura que pequenos problemas não evoluam para grandes 'doenças' evitando riscos aos condôminos e aos seus funcionários", finaliza.

Quartzo Engenharia

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento foi fundada em 2011 e é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (Ibape-AM). Desde então, se especializou em análises e perícias de problemas em edifícios, casas e condomínios. A empresa realiza vistoria e inspeção da saúde e segurança de edificações, além de assessoria condominial, uma assessoria técnica voltada para questões de construção e engenharia civil. O serviço contempla também a análise de projetos de reforma e a fiscalização periódica de obras.

O escritório está localizado no Edifício Rio Negro Center, na sala nº 508, na Rua 24 de Maio, Centro. Para mais informações: (92) 3346-6818 ou .

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/