Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Comemoração dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera ganha exposição em Manaus

WhatsApp-Image-2023-05-23-at-17.37.02-1

A edição histórica de 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO) vai ganhar uma exposição especial. Com curadoria de Cléia Viana, a mostra propõe uma viagem pela história do maior evento do gênero artístico na América Latina. A iniciativa faz parte das ações do projeto 'Ópera em Rede' e acontece de 23 a 28 de maio no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul de Manaus.

A exposição conta com registros históricos, figurinos icônicos e fotografias, além de curiosidades e informações da trajetória do "jubileu de prata" do festival. Um desses itens é uma foto da primeira edição do então Festival de Manaus, em 1997, que trouxe para o público as obras 'Carmen', 'La Traviata' e 'O Barbeiro de Sevilha'. A imagem é do búlgaro naturalizado brasileiro, Roumen Koynov.

A seleção e montagem conta com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local. Serão apresentados ainda vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nos festivais, dentro e fora do palco.

Com acesso gratuito, a exposição dos 25 anos do FAO acontece na Praça Rio Solimões, na expansão do Amazonas Shopping. A abertura oficial da exposição está marcada para 23 de maio, às 18h, com a participação do violinista Victor Camilo. O encerramento será no dia 28, às 13h, com a apresentação Pocket da obra 'Così Fan Tutte'.

"O conceito do projeto é chegar a públicos que ainda não tiveram a oportunidade de ter acesso ao festival, seja por limitações de tempo, físicas ou financeiras e trazê-los para perto de maneira lúdica e informativa"

, explica Marcya Lira, diretora-administrativa da FRAM.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/