Comemoração dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera ganha exposição em Manaus

Exposição ‘Ópera em Rede’ reúne registros históricos, figurinos, vídeos e fotografias, além de curiosidades e informações importantes do Festival.

A edição histórica de 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO) vai ganhar uma exposição especial. Com curadoria de Cléia Viana, a mostra propõe uma viagem pela história do maior evento do gênero artístico na América Latina. A iniciativa faz parte das ações do projeto ‘Ópera em Rede’ e acontece de 23 a 28 de maio no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul de Manaus.

A exposição conta com registros históricos, figurinos icônicos e fotografias, além de curiosidades e informações da trajetória do “jubileu de prata” do festival. Um desses itens é uma foto da primeira edição do então Festival de Manaus, em 1997, que trouxe para o público as obras ‘Carmen’, ‘La Traviata’ e ‘O Barbeiro de Sevilha’. A imagem é do búlgaro naturalizado brasileiro, Roumen Koynov.

A seleção e montagem conta com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local. Serão apresentados ainda vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nos festivais, dentro e fora do palco.

Com acesso gratuito, a exposição dos 25 anos do FAO acontece na Praça Rio Solimões, na expansão do Amazonas Shopping. A abertura oficial da exposição está marcada para 23 de maio, às 18h, com a participação do violinista Victor Camilo. O encerramento será no dia 28, às 13h, com a apresentação Pocket da obra ‘Così Fan Tutte’.

“O conceito do projeto é chegar a públicos que ainda não tiveram a oportunidade de ter acesso ao festival, seja por limitações de tempo, físicas ou financeiras e trazê-los para perto de maneira lúdica e informativa”

, explica Marcya Lira, diretora-administrativa da FRAM.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade