Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

​Campus Party Amazônia tem competição gastronômica com alimentos feitos em impressoras 3D

Foto: Naliel Rabelo

A competição Printer Chef, realizada na Arena da Campus Party Amazônia, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM), une tecnologia e gastronomia, desafiando os participantes a criar um prato, utilizando alimentos feitos por uma impressora 3D.

A atividade iniciada na quinta-feira (12), segue até esta sexta-feira (13), incluindo em sua dinâmica um workshop de introdução aos conceitos básicos sobre impressão de alimentos em impressora 3D para os competidores.

A pesquisadora em tecnologia Ângela Oliveira, idealizadora do Printer Chef, explicou como é realizado o processo de criação dos alimentos.

"Aqui no Printer Chef, o que a gente faz são alimentos feitos a partir de células isoladas da proteína dos animais. E também dos alimentos de um modo geral. A gente isola essa proteína, depois levamos ao laboratório, expandimos e imprimimos o alimento sem nenhum hormônio ou antibiótico", 

explicou.
Foto: Naliel Rabelo

Segundo as regras, os competidores terão que produzir um prato, utilizando um item impresso pela impressora 3D. Este item será um alimento típico da região. 

A pesquisadora falou ainda à respeito da qualidade e sabor dos pratos, criados com o auxílio da impressora 3D. "É impressionante a qualidade dos pratos, me surpreendeu. Hoje teve a primeira bateria que foi muito bacana e a gente está priorizando essa regionalidade porque a Amazônia é rica em ingredientes que não tem em lugar nenhum do mundo. Hoje nós fizemos aqui a bioimpressão de um peixe, só que a base dele é de açaí, ou seja, a estrutura molecular é de um açaí com o gosto do peixe e os participantes tiveram que harmonizar, foi incrível!", comemorou.

Na #CPAmazônia, 16 participantes disputam quatro seletivas, de onde sairá um vencedor que disputará a grande final da regional no sábado (14), penúltimo dia do evento. Três jurados avaliarão as composições e elegerão o melhor.

A estudante de gastronomia, Dena Silva Valente, não escondeu seu nervosismo, mas acredita que a participação nessa edição do Printer Chefe é válida, pois acrescenta mais experiência profissional à sua carreira.

"Eu confesso que eu 'tô' um pouco nervosa, desde o início quando eu me inscrevi. Mas a intenção é a de aprender e criar um pouco mais de experiência. Eu espero que dê tudo certo", comentou.

O vencedor da edição manauara disputará a final nacional na próxima edição da Campus Party Brasil, prevista para ser realizada em 2024.

Sobre a Campus Party Amazônia

A Campus Party Amazônia tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Realização: Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM). 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/