Calor excessivo pode gerar pedra nos rins, diz especialista

  

Foto: Clarissa Barcelar/Portal Amazônia

“O calor excessivo é um dos fatores que leva a formação de litíase, ou popularmente, pedra nos rins”, alerta o doutor em Uro-oncologia e membro da equipe médica do Centro de Urologia do Amazonas (Urocentro), Cristiano Paiva. De acordo com ele o calor excessivo da cidade de Manaus é um dos fatores que podem desencadear o processo o surgimento de pedras nos rins.

É de conhecimento geral que cálculos renais são formados pelo consumo reduzido de água. Com o calor o corpo humano transpira água que estaria disponível no corpo para filtragem. Segundo Cristiano, com a transpiração o sangue perde água que seria utilizada para diluir componentes como o ácido úrico, cálcio, purinas e sódio, o que pode gerar o acúmulo e a construção dos cálculos.

“Em Manaus, onde o calor é maior, é imprescindível o consumo constante de água. Em média o ser humano precisa de 2,5 a 3 litros de água por dia. Eu aconselho os meus pacientes a tomarem água, chás e sucos naturais de fruta”, diz o urologista. Para ele bebidas como café, refrigerante, bebidas light e diet são prejudiciais pela quantidade de sódio ou de outras substâncias relacionadas à doença.

Hábitos bons para os rins

Os cuidados com os ruins são inúmeros, e começam pela criação de um hábito de consumo constante de água e uma mudança alimentar. O médico oferece duas dicas valiosas para os dois aspectos. De acordo com ele, nós estamos vivendo um momento em que as pessoas estão muito focadas em sua carreira. É preciso manter, mesmo no trabalho, o hábito de beber líquido constantemente. Ele aconselha que as pessoas tenham sempre uma garrafa com água para consumo durante o dia de trabalho a cada 20 ou 30 minutos.

Além disso, devemos estar atentos aos hábitos alimentares. De maneira geral a dieta se concentra no consumo restrito de proteínas e na diminuição da quantidade de sódio, presente principalmente no sal. “É muito importante se concentrar em bons hábitos, porque é a partir deles que você pode se manter saudável a longo dos anos”, finaliza o médico.

Raio-X de um calculo renal em paciente. Foto: Reprodução/Urocentro

O perigo do retorno

De acordo pesquisas científicas uma em cada cem pessoas vai ter algum problema renal durante a vida. Dessas pessoas que já tiveram um cálculo, as pesquisas apontam que, se depois de retirada a pedra não houver medidas de prevenção, a chance de de o problema voltar é de 100% em 10 anos.

O Urocentro realiza tratamentos de todos os tipos de problemas urinários em adultos e crianças. O Centro tem uma equipe médica especializada com técnicas modernas para análise, tratamento e prevenção das doenças. O espaço fica na Rua Fortaleza, 528, no bairro Adrianópolis em Manaus.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade