Assembleia Legislativa derruba oito vetos do governo e proíbe contratação de parentes de secretários de Estado

Em uma extensa pauta de votação com 20 matérias legislativas a serem apreciadas, os parlamentares aprovaram 12 matérias e rejeitaram oito.

Durante a votação ocorrida de forma remota e presencial, nesta semana, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados e deputadas estaduais rejeitaram oito vetos do governador Wilson Lima de um total de doze. Entre eles, o Projeto de Lei (PL) n.°   300 de 2020, que proíbe a contratação de parentes de secretários de Estado como prestadores de serviços na área da Saúde.

Em uma extensa pauta de votação com 20 matérias legislativas a serem apreciadas, os parlamentares aprovaram 12 matérias e rejeitaram oito. A votação começou com a análise do veto parcial ao PL de autoria da líder do governo, deputada Joana Darc, que garante o direito de acesso ao prontuário médico aos pacientes, por meio eletrônico, na rede pública e privada de saúde do Estado. O veto foi mantido.

Foto: Divulgação

 O veto do governador ao PL n.° 215 de 2019, que pretendia obrigar a realização de audiênciaspúblicas previamente aos procedimentos de desapropriação, foi mantido por 15 votos favoráveis a sete contrários. Segundo um dos autores, deputado Delegado Péricles, o projeto trata de procedimentos e tem o intuito de evitar atividades ilegais e dar mais transparência nas desapropriações. “É necessário que se faça ao menos uma Audiência Pública antes da desapropriação”, defendeu.

Também foi rejeitado o veto ao PL n.° 180 de 2020, de autoria de Felipe Souza, que estabeleceprocedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas porCovid-19 em hospitais públicos, privados ou de campanha, situados no Estado do Amazonas.Da mesma maneira o veto ao PL n.° 270 de 2019, de autoria do deputado Carlinhos Bessa, queprevê a presença, em maternidades e hospitais, de parteiras durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Os parlamentares aprovaram oito matérias, entre elas o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n.°56 de 2020, que trata da indicação de nomes para a composição dos Conselhos deAdministração e Fiscal da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev). Também foi aprovado o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) n.° 35 de 2020, que concede a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês De VasconcellosDias aos profissionais da Educação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade