Arte e sustentabilidade: Glocal Amazônia conta com parceria da Secretaria de Cultura do Amazonas

Em entrevista, o secretário Marco Apolo Muniz fala sobre a importância da parceria e também aborda os benefícios dos grandes eventos culturais do Estado.

A expressiva programação da Glocal Experience Amazônia, que será realizada no Centro Histórico de Manaus entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, é formada por um relevante número de palestrantes, especialmente profissionais da Amazônia e também diversos participantes das mais variadas regiões do país, que utilizam de seus trabalhos para visibilizar e contribuir com as questões socioambientais da Amazônia, o bioma que abriga a maior biodiversidade do planeta.

Além de toda oportunidade de conexões e conhecimento gratuitos, das diversas imersões possíveis através das atrações culturais, o próprio espaço onde o evento irá ocorrer remonta à grandiosidade e a vocação que a capital amazonense possui para ressignificar seus símbolos e ocupá-los com um significante olhar de valorização ao que é da terra que é tão quente em temperatura quanto em oportunidades de inovação cultural e social. 

Foto: Márcio James/SEC-AM

Para o secretário Marco Apolo Muniz, titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a oportunidade de contribuir com o evento é uma grande honra. “O evento faz importantes conexões principalmente na pauta da cultura porque não podemos pensar em sustentabilidade sem pensar nas pessoas acima de tudo, pensar nas pessoas é acima de tudo preservar a sua cultura, suas origens, as suas tradições”, declarou em entrevista.

A programação cultural oferecida pelo Estado é marcada por festas populares que valorizam as raízes ancestrais e folclóricas de um povo que possui características ainda muito vivas de um Brasil que existe e se manifesta artisticamente muito antes do período de colonização do país. “Além de valorizar nossas raízes, valoriza a geração de emprego e de oportunidades, podemos citar grandes movimentos culturais que nós temos no Estado como o Carnaval, o Festival Folclórico de Parintins e o Festival de Cirandas de Manacapuru, dentre muitos outros”, mencionou o gestor se referindo ao calendário anual que inclui não somente a capital mais também os municípios, evidenciando uma diversidade típica de um Estado que possui 62 municípios com diferentes expressões populares.

Foto: Márcio James/SEC-AM

Festivais em destaque 

O secretário também destacou a vocação que o Estado possui para integração de diversos segmentos da arte no DNA cultural do Amazonas. “Os Festivais são importantes para movimentar a economia dos municípios e também do Estado, além de promover o Amazonas para o mundo inteiro a partir da projeção que esses eventos ganham, captando dessa forma muitas oportunidades de investimentos em diversos setores da Economia do nosso Estado”, afirmou o gestor.

Foto: Márcio James/SEC-AM

Outra característica mencionada por Marco Apolo são o fato social, já que os talentos e as potências desenvolvidas ao longo da política cultural de Festivais também influenciam outros segmentos da sociedade. “Estamos falando de jovens, de pessoas que se dedicam profissionalmente ao fazer cultural e acima de tudo preservam as origens e tradições das culturas desenvolvidas nesses municípios. O poder público não só fomenta como também incentiva e divulga essas ações”, destacou.

Para finalizar, o secretário acredita que a parceria com o Glocal Experience possibilita ainda maiores projeções e oportunidades para o desenvolvimento da cultura no Amazonas. “Essa ação integrada a um diálogo junto com esse debate dentro do Glocal Experience permitirá que nós possamos divulgar o Amazonas e acima de tudo dar ainda mais visibilidade a tantas manifestações culturais que nós temos no Estado”, afirmou o secretário. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade