Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Apresentação de Così Fan Tutte encanta público no encerramento da exposição Ópera em Rede

Passear no shopping e se encantar com uma ópera de Mozart. Essa experiência surpreendeu o público em um shopping de Manaus neste domingo (28). A apresentação de Così Fan Tutte - a obra clássica do autor austríaco - aconteceu durante o encerramento da exposição Ópera em Rede, realizada pela Fundação Rede Amazônica.

Crianças, jovens, adultos e idosos pararam para assistir a versão pocket da ópera. Entre eles estava a psicóloga Tatiana Cardoso, que levou a família para prestigiar a apresentação. Ela contou que sempre estimula o filho Levi, de seis anos, ao interesse pela arte e cultura.

Apresentação de Così Fan Tutte encanta público no encerramento da exposição Ópera em Rede. Foto: Gabriella Lira.

"Meu esposo gosta muito de ópera e tentamos sempre transmitir isso para o nosso filho. Levamos ele ao teatro e ele gosta muito! No mundo de tecnologia em que vivemos, é muito importante que as nossas crianças conheçam e tenham interesse por essas manifestações artísticas. Achei muito legal trazer uma ópera para um local público e gratuito, acho superválido que isso aconteça mais vezes"

comentou a psicóloga.

Para quem nunca tinha assistido uma ópera antes, essa foi a oportunidade perfeita. "Eu e as minhas filhas vimos uma ópera pela primeira vez aqui. Achei muito interessante! É importante trazer [o gênero artístico] para perto do público, porque muitas pessoas, assim como eu, não conhecem. Foi uma grande oportunidade de conhecer a riqueza dessa arte, os detalhes. E, pode ter certeza, daqui para frente vou procurar assistir mais", contou o engenheiro Gimerson Cavalcante. 

Apresentação de Così Fan Tutte encanta público no encerramento da exposição Ópera em Rede. Foto: Gabriella Lira.

 Na apresentação, a ópera Così Fan Tutte foi interpretada por alunos do projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Marden Guedes, cantor lírico que interpretou o personagem do filósofo Don Alfonso, comentou que a peça original tem duração de duas horas e meia.

"O primeiro desafio foi reduzir a duração da peça [para 30 minutos]. Mas sempre é uma experiência muito boa colocar em prática o que aprendemos na sala de aula. Ver o brilho nos olhos das pessoas faz com que a gente se sinta mais em casa e fique mais à vontade para brincar um pouco mais com o público", comentou o artista, que ainda fez questão de destacar: "É importante democratizar o acesso à arte. É importante mostrar para as pessoas que isso [a arte] também é delas."

Para a equipe, ver o interesse do público em perguntar detalhes da exposição é a resposta de que o projeto alcançou o seu objetivo. 

"Achei incrível participar de um projeto que veio para democratizar o acesso a esse estilo [artístico], porque muitas pessoas acham que a ópera é elitista. É lindo ver o interesse das pessoas. A ópera é a junção de música, magia e teatro"

afirma o monitor do evento e mestrando em artes cênicas, Klindson Cruz.

A exposição 

 A exposição Ópera em Rede marca as comemorações do jubileu de prata do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A mostra resgatou a história desses 25 anos de evento através de fotografias de momentos marcantes, figurinos e vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nos festivais - dentro e fora dos palcos.

A seleção e montagem contou com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local. Foi necessária uma equipe com mais de 20 profissionais para a execução do projeto. A curadoria da exposição leva a assinatura de Cleia Viana.

"Pensamos em algo que mostrasse esses 25 anos de história do festival de forma cronológica, porém, não clichê. Queríamos algo moderno", explicou a coordenadora-executiva do Ópera em Rede, Gisa Almeida. 

"Ver que as pessoas se sentiam à vontade para circular no espaço, tirando fotos, fazendo perguntas sobre tudo, nos deu certeza de que a população tem interesse em todos os tipos de arte, que se interessa pela programação cultural"

completou.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.

O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/