Alunos de Boa Vista são selecionados para apresentar projeto que valoriza cultura indígena em evento mexicano

Peixinho Cará: do lago ao prato explora a pesca, tradicional atividade entre os povos originários, e será apresentado na “La Copa Science”

Os alunos do 1° ano Wesley Angelo e Dafnny Matias vão representar Boa Vista na La Copa Science, evento científico que será ocorrerá no Mexico.Orientados pela professora Ana Claudia Gino, eles desenvolveram o projeto “Peixinho Cará: do lago ao prato”.

A professora Ana Claúdia Gino e os alunos Wesley Angelo e Dafnny Matias CRÉDITO: PMBV

Estudantes da Escola Municipal Indígena André da Sila, localizada na Comunidade Truarú da Cabeceira, a dupla deu evidência a uma prática tradicional entre os povos indígenas: a pesca de peixe.

Eles foram informados neste sábado, 6, em uma cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal oficial da Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), no Youtube.

“O sentimento é de gratidão por estarmos com essa oportunidade em meio a pandemia, evidenciando a nossa educação indígena não só para o município e o estado, mas a nível nacional e internacional. Muito feliz por mostrar a importância da nossa interculturalidade, da nossa origem e as nossas raízes. O comprometimento dos pais foi muito importante. Somos realmente vencedores por chegar tão longe com o projeto”, disse a professora Ana Claudia.

Projeto valoriza tradicional costume indígena Crédito: PMBV.

O prefeito Artur Henrique, também ficou feliz em saber que os investimentos na educação de Boa Vista, que tem a 5ª melhor educação do país, deram resultados que levaram os alunos e a professora tão longe.

“É com muita alegria que recebemos a notícia que esse maravilhoso projeto, de autoria da nossa professora Ana Claudia e seus alunos da Vicente André, venceu a FEMIC 2021, elevando o nome da escola indígena e da rede Municipal para o Brasil e para o mundo”, parabenizou o prefeito.

O projeto indígena se destaca há dois anos. Foi um dos vencedores da primeira edição da Feira Municipal de Iniciação Cientifica de Boa Vista em 2019, participou e conquistou o segundo lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR). Com o sucesso na feira estadual a turminha foi credenciada para a feira mineira e agora levará o projeto a patamares internacionais.

Wesley e Dafnny são alunos da rede municipal Crédito: PMBV

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade