Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Alunos de Boa Vista são selecionados para apresentar projeto que valoriza cultura indígena em evento mexicano

Os alunos do 1° ano Wesley Angelo e Dafnny Matias vão representar Boa Vista na La Copa Science, evento científico que será ocorrerá no Mexico.Orientados pela professora Ana Claudia Gino, eles desenvolveram o projeto "Peixinho Cará: do lago ao prato".

A professora Ana Claúdia Gino e os alunos Wesley Angelo e Dafnny Matias CRÉDITO: PMBV

Estudantes da Escola Municipal Indígena André da Sila, localizada na Comunidade Truarú da Cabeceira, a dupla deu evidência a uma prática tradicional entre os povos indígenas: a pesca de peixe.

Eles foram informados neste sábado, 6, em uma cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal oficial da Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), no Youtube.

"O sentimento é de gratidão por estarmos com essa oportunidade em meio a pandemia, evidenciando a nossa educação indígena não só para o município e o estado, mas a nível nacional e internacional. Muito feliz por mostrar a importância da nossa interculturalidade, da nossa origem e as nossas raízes. O comprometimento dos pais foi muito importante. Somos realmente vencedores por chegar tão longe com o projeto", disse a professora Ana Claudia.

Projeto valoriza tradicional costume indígena Crédito: PMBV.

O prefeito Artur Henrique, também ficou feliz em saber que os investimentos na educação de Boa Vista, que tem a 5ª melhor educação do país, deram resultados que levaram os alunos e a professora tão longe.

"É com muita alegria que recebemos a notícia que esse maravilhoso projeto, de autoria da nossa professora Ana Claudia e seus alunos da Vicente André, venceu a FEMIC 2021, elevando o nome da escola indígena e da rede Municipal para o Brasil e para o mundo", parabenizou o prefeito.

O projeto indígena se destaca há dois anos. Foi um dos vencedores da primeira edição da Feira Municipal de Iniciação Cientifica de Boa Vista em 2019, participou e conquistou o segundo lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR). Com o sucesso na feira estadual a turminha foi credenciada para a feira mineira e agora levará o projeto a patamares internacionais.

Wesley e Dafnny são alunos da rede municipal Crédito: PMBV

Veja mais notícias sobre Especial PublicitárioRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/