Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Aleam realiza atendimentos internos voltados ao público masculino pela campanha Novembro Azul

Dentro da campanha 'Novembro Azul', a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) encerrou, nesta quarta-feira (10), os atendimentos aos servidores homens, que se inscreveram para realização de check-up, que inclui diversos exames e consulta médica para avaliação da saúde. O 'Novembro Azul' inclui, além da realização de exames, campanha para conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), essas ações valorizam o servidor da Casa. "Desde que assumimos, temos procurado voltar nosso olhar para o servidor e estes atendimentos fazem parte disso", comentou o presidente.

O diretor de Saúde da Aleam, o médico Arnoldo Andrade, explica que o 'Novembro Azul' é o mês em que os homens são chamados a fazerem uma reflexão sobre a saúde. Ele destaca que o carro-chefe da campanha é a prevenção ao câncer de próstata, pois cerca de 29% dos cânceres masculinos são relacionados à próstata, que se diagnosticado em fase inicial, tem 95% de sucesso no tratamento. "Porém, se diagnosticado em estágio avançado, torna-se muito agressivo. Por isso, a importância de realizar a programação anual", esclarece.

Foto: Divulgação/Aleam

No total, 45 servidores realizaram exames de ultrassonografia de próstata e abdome total, além de contagem hormonal de testosterona e do PSA total e da consulta com médico especialista.

Arnoldo Andrade lembra ainda que a Assembleia Legislativa realiza o Novembro Azul há oito anos com intuito de convencer os servidores homens e seus dependentes a realizarem a consulta para o exame do toque retal. "Enfrentamos o tabu em relação ao toque, que chamo de toque da vida. É necessário convencer e conscientizar os homens a realizarem o exame, pois é absolutamente necessário para que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente", enfatiza.

O médico lembra que a prevenção e a avaliação devem ser contínuas e que todos os colaboradores, na faixa etária dos 50 anos, foram chamados a realizarem a testagem anual.

Novembro Azul

O 'Novembro Azul' é o mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, que é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil em decorrência do câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. 

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e a presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e a obesidade.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/