Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Agricultura: Prefeitura garante insumos para o plantio de inverno em Boa Vista

Os insumos vão dar condições aos produtores de se prepararem para a safra de 2021. Foto: Prefeitura de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista já está recebendo os insumos agrícolas para o plantio de inverno da safra 2021. Já foram depositadas 75 toneladas de adubos no galpão do Centro de Difusão de Tecnologia (CDT), na estrada do Bom Intento, zona rural da capital. A aquisição faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que abrirá inscrições para os produtores rurais.

A expectativa é de que para o ano cheguem até 290 toneladas de insumos como NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), ureia, cloreto e fósforo, além de sementes de milho. Estes insumos são fundamentais no plantio de culturas como milho, feijão, soja, batata-doce, dentre outras culturas.

O trabalho é uma continuidade ao que vinha sendo feito na gestão anterior. Foto: Prefeitura de Boa Vista

A distribuição, por meio de contratos com as cooperativas e produtores está prevista para meados de abril. Graças ao planejamento da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, os insumos estão chegando na hora certa, dando condições aos produtores de plantar no momento ideal, alcançando assim bons resultados produtivos, como destaca o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto. 

"Por meio de um planejamento, já vindo da gestão anterior e, em alinhamento com a atual administração, conseguimos nos organizar para ter os insumos na hora certa, permitindo que o pequeno produtor não fique desamparado. Sabemos que as fábricas estão com muitas dificuldades para receber as matérias primas, fabricar os insumos e entregar a tempo devido a paralisações e demais dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, mas devido ao nosso planejamento, estamos recebendo aproximadamente 45 dias antes do plantio", explicou o secretário.

O PMDA oferece condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. Foto: Prefeitura de Boa Vista

PMDA

O plano foi criado na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e se transformou no carro-chefe do agronegócio em Boa Vista buscando fomentar o setor. O objetivo é oferecer condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. 

Os agricultores recebem os insumos e toda a assistência necessária para a correção do solo e plantio. A prefeitura investe nos agricultores e o investimento retorna ao município, que utilizará parte desserecursos reinvestindo em equipamentos para as cooperativas, parceiras do PMDA. 

Em contrapartida, com esses investimentos, as cooperativas se fortalecem aumentando número de associados e a sua estrutura de atendimento. 

Em 2018, quando o PMDA iniciou, foram atendidos 92 agricultores com o pacote de preparo de solo, plantio e assistência até o momento da colheita. Em 2019, 110 agricultores participaram das ações do plano e puderam dar o primeiro passo para se tornarem independentes. 

Em 2020, foram atendidos 219 agricultores, em uma área de plantio de 788,1 hectares. Em 2021, a prefeitura deve atender também mais de 200 famílias através do PMDA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/