Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) conhece projeto inédito de tratamento de esgoto em área de palafitas de Manaus

Na semana do Meio Ambiente, Manaus recebeu visita de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) – responsável, na esfera federal, por implantar, regular e normalizar os serviços públicos de saneamento básico no Brasil. Na ocasião, a comitiva da ANA conheceu um projeto piloto de esgotamento sanitário em áreas de palafitas.

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

O local visitado pela comitiva é o Beco Nonato, situado em uma área de palafitas no bairro Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus. A comunidade recebeu água tratada após levantamento da Águas de Manaus em áreas vulneráveis e, recentemente, foi precursor em receber estrutura de esgotamento sanitário para este tipo de moradia.

"Parabenizo o trabalho da Águas de Manaus. Estou muito emocionada em estar aqui e ver toda a mudança que a operação da concessionária está fazendo na vida dessas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e que agora tem acesso ao básico, que é viver em um lugar onde sua água e seu esgoto são tratados. Tudo isso é um ganho de dignidade para estas famílias",

destacou a diretora-presidente substituta da ANA, Ana Carolina de Castro.
Foto: Divulgação/Águas de Manaus

No local vivem cerca de 900 pessoas que tiveram pela primeira vez acesso à água tratada e esgotamento sanitário. "Embora o Amazonas seja o maior estado do Brasil, 97% da sua região é de floresta preservada, um manancial hídrico espetacular, mesmo assim conta com as mazelas das grandes cidades e o que estamos vendo aqui são questões que tem que ser lidadas. Questão de saneamento, que é drenagem, resíduos sólidos, questão de esgoto e o principal que é servir água tratada para as pessoas. Aqui estamos vendo como dar dignidade trazendo essa água para pessoas", salientou o diretor substituto da ANA, Luis André Muniz. 

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

Contribuição

Desde que iniciou a atuação na capital amazonense, a Águas de Manaus tem realizado projetos voltados para o social e para contribuir com a melhoria da qualidade de vida do meio ambiente.

Além de levar água tratada para comunidades vulneráveis, como o Beco Nonato, a empresa também inovou com um sistema inédito de esgoto voltado para este tipo de moradia. 

"Hoje trouxemos os membros da ANA para conhecer o Beco Nonato. Aqui implantamos estruturas de água tratada e esgoto e hoje vemos a mudança positiva que estamos realizando para as famílias que vivem aqui. O projeto é um sucesso e agora estamos expandindo para outras áreas. Com isso, as pessoas ganham qualidade de vida e dignidade, e o meio ambiente começa a passar por transformações de recuperação",

ressaltou Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus.
Foto: Divulgação/Águas de Manaus

A estrutura de coleta e tratamento de esgoto em áreas de palafitas, desenvolvida no Beco Nonato, já está sendo implementada em outros becos próximos, na Cachoeirinha e Praça 14. Até o fim do ano, a expectativa é que mais 6 mil pessoas, em áreas vulneráveis, sejam atendidas com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/