Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Acre completa 60 anos com volume recorde de investimento no setor elétrico

O Acre passa por uma transformação energética desde que a Energisa assumiu a concessão no estado, em dezembro de 2018, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.

Somente em 2022, R$ 419 milhões são investidos para a expansão e modernização do sistema elétrico no Acre. É o maior investimento realizado nos últimos anos e vai beneficiar todos os municípios, contribuindo para o fornecimento de energia mais seguro e de qualidade. 

Obras seguem em ritmo acelerado no Acre. Sete subestações estão em construção. Foto: Energisa

E os resultados já começam a aparecer. A frequência de interrupção de energia elétrica no Acre reduziu em 71,97% nos últimos seis anos. A duração dessas faltas de energia também apresentou redução: 52,74%. Os dados de 2021 são os melhores de toda a história do estado e demostram a evolução dos serviços realizados no sistema elétrico.

A Energisa está à frente do maior projeto de desligamento de termelétricas, que pretende desativar cinco usinas no estado até 2025. "São desafios complexos e obras imponentes, que terão grande impacto na qualidade da energia oferecida aos nossos clientes. Temos um time aguerrido e comprometido, assim como a empresa, alinhada com o desenvolvimento social e econômico do estado", destaca o diretor-presidente da Energisa Acre, José Adriano Mendes Silva.

Por meio do programa Mais Luz para a Amazônia, do Governo Federal, a Energisa está levando energia para casas que ficam em pontos remotos do estado, em áreas de difícil acesso e distantes das redes elétricas. Por isso, a iniciativa prevê a utilização de geração de energia solar, e a substituição de pequenos geradores de energia elétrica a diesel ou gasolina, que hoje são a única fonte de energia elétrica de muitas famílias que vivem nestas regiões. Até o final do ano, mais de 1.300 famílias devem ser atendidas.

Famílias que vivem em pontos remotos do estado vão receber energia limpa e renovável. Foto: Energisa

A Vila Restauração, localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, já passou por uma grande transformação. Antes, era difícil conseguir desfrutar do simples prazer de abrir uma geladeira para beber água gelada a qualquer hora do dia. É que lá, as cerca de 200 famílias ribeirinhas que vivem no local só contavam com energia elétrica por apenas três horas diárias, por meio de geradores a gasolina e diesel.

Mas, essa realidade mudou. A Energisa inaugurou as obras que garantem o fornecimento contínuo de energia limpa e renovável 24 horas por dia. Além de melhorar significativamente a qualidade de vida da comunidade, a iniciativa alia inovação e desenvolvimento sustentável. A empresa leva eletricidade por um microssistema de geração solar e armazenamento, por meio de baterias de íon de lítio, com tecnologia de ponta com baixo impacto ambiental e maior durabilidade. Você pode acompanhar esta história no documentário lançado pela empresa.

Por todo o Estado 

Estão em andamento diversas obras que vão beneficiar todos os municípios do estado, contribuindo para a melhoria e a ampliação do fornecimento de energia. Entre as obras, destacam-se a construção de sete subestações, além das linhas de distribuição de energia.

Em Rio Branco, a região da Transacreana está recebendo uma subestação de energia e 58 quilômetros de redes, que vão beneficiar mais de 3,6 mil clientes. "Entendemos a necessidade de melhorias e anunciamos o investimento para a região, que veio em boa hora e vai impactar positivamente na qualidade de vida dos clientes e suas produções", completa José Adriano.

Até que a obra seja entregue, a Energisa está com uma intensa programação de melhorias na rede elétrica do local. A exemplo do que vem acontecendo nos últimos meses, centenas de profissionais atuam em diversos pontos, modernizando o sistema elétrico.

Operações de manutenção da Energisa garantem fornecimento de energia mais seguro e confiável. Foto: Energisa

Uso eficiente

Outro destaque é o Programa de Eficiência Energética realizado no Acre, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2019, a Energisa já investiu mais de R$ 6,7 milhões em projetos de eficientização de iluminação pública nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Epitaciolândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba e Manoel Urbano.

Vale destacar que a Energisa apoia com ações de eficientização energética, mas todo o processo de iluminação pública é de inteira responsabilidade das prefeituras. Assim, o próprio município é responsável pela elaboração de projeto, implantação, expansão, atendimento, operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/