Ações do ‘Ópera em Rede’ fortalecem valor cultural do Festival Amazonas de Ópera

Para expandir e fortalecer o valor cultural do festival, as ações do Ópera em Rede serão realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru.

 Realizado anualmente desde 1997, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) completa 25 anos em 2023. Para fortalecer o valor cultural do maior festival do gênero musical na América Latina, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou o ‘Ópera em Rede’, projeto de incentivo à cultura, conscientização ambiental e combate à fome.

As ativações compostas por ações, campanhas socioeducativas, caravanas, transmissão, exposição de ópera, recitais de canto lírico infantil e muito mais estão sendo realizadas desde abril. O objetivo é popularizar a ópera para diferentes públicos, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Festival Amazonas de Ópera – Foto: Márcio James/Secretaria de Cultura

 Para a diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, a iniciativa da FRAM com o ‘Ópera em Rede’ é fundamental e faz parte das diretrizes do festival. “Desde a criação do FAO, o objetivo é popularizar a ópera. Ver a população se aproximando e reagindo ao que vê é interessante, divertido e muito bonito. Essa iniciativa vem a somar ao nosso festival, isso é gratificante”, conclui.

A iniciativa da FRAM tem movimentado crianças da rede pública de ensino, pessoas da terceira idade e instituições não governamentais, viabilizando acesso às apresentações de ópera pela primeira vez. Além disso, revelando novos talentos, com a promoção da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico, que está com inscrições abertas até o dia 25 de maio.

A programação inclui ações realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru. “A interiorização das nossas ações tem um motivo especial: levar as pessoas a ter acesso à magia do Festival Amazonas de Ópera. Inclusive nos municípios, para que também possam conhecer essa expressão artística”, explica a diretora-executiva da FRAM, Marcya Lira. 

Festival Amazonas de Ópera 

Há 25 anos, o FAO tem elevado o valor cultural, turístico e econômico, movimentando o cenário artístico no Amazonas, trabalhadores e amantes de ópera. Tendo como palco principal o Teatro Amazonas, participam do evento a companhia Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e solistas convidados.  

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade