10 motivos para você não perder o 25º Festival de Ópera do Amazonas

De 21 de abril a 28 de maio, Amazonas é palco do maior festival de ópera da América Latina. Entre os motivos para não perder o festival está o Ópera em Rede.

Foto: Michael Dantas/Arquivo SEC-AM

Este ano, Manaus é palco de uma edição histórica do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A 25ª temporada do festival reforça a já conhecida consolidação de Manaus como cidade-sede do maior evento do gênero musical na América Latina. São muitos os motivos para comemorar esta edição, repleta de arte e cultura dentro e fora do Teatro Amazonas. Confira abaixo 10 razões para você ficar de olho em tudo sobre o FAO:

1. O festival é um orgulho do Amazonas 

O Festival Amazonas de Ópera tem uma história cheia de excelentes capítulos. Não à toa é considerado o maior do gênero na América Latina, assim como o mais constante e longevo do Brasil. Afinal, o evento comemora um quarto de século com uma programação de altíssimo nível.

2. São mais de 30 dias pra aproveitar o festival 

Imagine um festival com mais de um mês de oportunidades para aproveitar. Esse é o 25º FAO, que tem montagens, recitais e concertos realizados de 21 de abril a 28 de maio, em uma programação repleta de opções para todas as idades e gostos.

3. O FAO movimenta a economia 

De acordo com a organização do festival, o FAO gera cerca de 700 postos de trabalho a cada ano. Isso representa mais do que 8 setores da Zona Franca de Manaus. É o que eles chamam de uma “verdadeira indústria da ópera em Manaus”.

4. O turismo e o setor de serviços saem ganhando

Ao longo de mais de duas décadas de atividade, o festival movimentou o setor de serviços e turismo. Calcula-se que, desde o início, foram abertas 6 lojas de instrumentos musicais, 10 lojas de equipamentos de som e imagem, 7 empresas de iluminação e 4 empresas especializadas em estruturas de palco. Cerca de 10 novos estabelecimentos comerciais foram inaugurados no entorno do Teatro Amazonas: restaurantes, lanchonetes, cafés e bares, além de sete novos hotéis, sendo dois de padrão 5 estrelas.

5. Luiz Fernando Malheiro assina a direção artística do FAO

É inegável a qualidade dos espetáculos do Festival Amazonas de Ópera. E um dos motivos pra isso está na direção artística do festival, que é comandada por um dos principais nomes da ópera no Brasil, Luiz Fernando Malheiro. O atual diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica já regeu mais de 60 títulos, entre concertos e óperas com importantes orquestras em países como Espanha, Grécia, Estados Unidos, Polônia, Romênia, Hungria, Itália, Portugal, Israel, Argentina, Uruguai e Colômbia. Ele já foi diretor artístico e regente titular da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, e diretor de ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

6. 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)

Em 2023, durante o FAO, Manaus sediará a 16ª Conferência Anual da OLA, entidade que reúne representantes dos teatros e companhias de ópera da América Latina e da Espanha. A conferência acontecerá pela primeira vez no Brasil. A capital do Amazonas concorreu com as cidades de Cali (Colômbia) e Lima (Peru), e levou a melhor!

7. Tem novidade na área: o Ópera em Rede

A iniciativa reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e do Governo do Amazonas. Entre essas atividades estão caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico e muito mais.

8. A ópera vai ultrapassar as barreiras de Manaus

Dentro do Ópera em Rede, o gênero musical promete encantar o público além da capital amazonense. As ativações do projeto serão realizadas também em Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru, com direito a apresentação musical e, claro, uma breve introdução sobre o que é uma ópera, para que todos possam apreciar e aprender ainda mais sobre a arte.

9. Dá pra aproveitar sem nem sair de casa

Ir ao teatro é tudo de bom, mas pensando em quem não pode ir presencialmente a um espetáculo, vai ter transmissão pela TV. Uma das ações do Ópera em Rede é a transmissão de um dos concertos pelo Amazon Sat. O canal de TV aberta está presente em toda a Região Norte, além de transmitir o conteúdo também para todo o mundo via streaming.

10. Ópera muito além da música e do teatro

Solidariedade, sustentabilidade e conscientização. No Ópera em Rede, essas palavras têm tudo a ver com o festival! Isso porque, paralelamente ao FAO, o projeto vai movimentar ações em escolas, facilitar o acesso à cultura, atuar no plantio de árvores da Amazônia e até lançar campanhas educativas na TV. Em uma delas, o material de conscientização chama a atenção para o desperdício de comida e o combate à fome em Manaus.

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade