Equador confirma cidadania a Julian Assange

O governo do Equador confirmou nesta quinta-feira (11) que concedeu a nacionalidade ao fundador do site Wikileaks, Julian Assange. A informação já havia sido divulgada ontem (10) pelo jornal local “El Universo”.

Foto:Reprodução/ANSA

De acordo com a publicação, o australiano tem uma cédula equatoriana com um “código correspondente à província de Pichincha” e recebeu um passaporte do país no dia 21 de dezembro do ano passado.
Como prova, o jornal afirma que constatou no site governamental da agência fiscal “Servicio de Rentas Internas” que o número 1729926483 refere-se ao “cidadão Julian Paul Assange”.

Assange mora na Embaixada do Equador em Londres há mais de cinco anos e é protegido pelas autoridades do país para não ser preso por denúncias de estupros feitas por duas mulheres na Suécia. As acusações foram arquivadas, mas o medo do australiano é ser preso assim que deixar a sede da embaixada.

O temor do fundador do Wikileaks, que revelou milhares de documentos secretos dos Estados Unidos, é que a acusação seja uma “desculpa” para extraditá-lo para os EUA, onde responderia por vazar os dados sigilosos.

Ontem mesmo, antes da revelação do jornal, a chanceler do país, Maria Fernanda Espinosa, afirmou em coletiva de imprensa que a situação de Assange é “insustentável” do ponto de vista humano e que está planejando uma “mediação” para encontrar uma solução.

De acordo com ela, o mediador pode ser “tanto um terceiro país como uma personalidade”. Quito deseja que o Reino Unido dê um “salvoconduto” para que Assange possa sair da nação sem ser preso.

GB rejeita ‘status diplomático’

A Grã-Bretanha rejeitou reconhecer o “status diplomático” de Julian Assange, que teria sido oferecido pelo Equador, informou um portavoz do Foreign Office. De acordo com o representante, o país sul-americano havia feito a proposta para resolver o caso do australiano, que desde 2012 mora na Embaixada do país. Para Londres, ele só poderá sair do local “se decidir enfrentar a lei”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade