Equador abre ‘corredor humanitário’ para receber imigrantes venezuelanos

Equador vai abrir um “corredor humanitário” ligando a fronteira do país com a Colômbia, no norte, e o Peru, no sul, para facilitar o ingresso de venezuelanos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24) pelo governo do país. Momentaneamente, foram habilitados 35 ônibus gratuitos exclusivamente destinados aos imigrantes.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica

A medida ocorre na véspera de o Peru adotar a obrigatoriedade do passaporte para os venezuelanos entrarem no país. No Equador, há a exigência de passaporte para os venezuelanos.

Nos últimos dias, famílias inteiras de venezuelanos já fazem o percurso até o Peru. Assim como a Colômbia, o Equador e o Peru são países bastante procurados pelos imigrantes pela proximidade e a facilidade do idioma.

Gratuidade

Os primeiros veículos saíram à meia-noite desta quinta-feira (23) e até as primeiras horas de hoje (24) mais de 900 pessoas embarcaram. Para o embarque, é exigida a documentação completa e o registro migratório regulado.

O corredor faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Riscos, que apresentou ao Ministério de Relações Exteriores um plano para os cidadãos venezuelanos que inclui transporte e mesas de ajuda ao longo de todo o território equatoriano.

Pelos dados oficiais, nas últimas semanas 2.500 venezuelanos ingressaram, por dia, pela fronteira entre Equador e Peru. Segundo o governo equatoriano, há 200 mil venezuelanos no país.

Dos 2,3 milhões de venezuelanos no exterior, mais de 1,6 milhão deixou o país de origem a partir de 2015, quando a crise se agravou. Pelo menos 90% deles buscaram apoio em países da região, de acordo com Organização Internacional de Migrações (OIM). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade