Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Empreender vem do berço?

Empreender vem do berço?

Não posso dizer que cresci em um lar empreendedor. Não lembro em que momento da minha vida eu ouvi alguém dizer a primeira vez "meu pai tem uma empresa". Talvez a lembrança mais próxima e racional que consigo realmente recordar já foi na faculdade de administração quando alguns colegas responderam que escolheram o curso para aprender a tocar os negócios da família. 

Nessa época, eu era funcionário de um banco e já começava a ter contato com diferentes tipos de empresas, de gestões e estratégias de negócios. Mas, até então, não havia despertado em mim o desejo pelo empreendedorismo.

Será que crescer em um ambiente mais propenso ao empreendedorismo ajuda nas escolhas profissionais e em abrir um próprio negócio? 

Partindo pela observação no dia-a-dia, percebo que sim, um ambiente mais estimulador tende a criar o desejo e a vontade em seguir os mesmos passos. Mesmo que sejam difíceis e, nem sempre, de momentos estritamente positivos. 

Talvez as lições implícitas de correr risco e agarrar as oportunidades catalisem um desejo maior em seguir por esse caminho. Além desse lado, existe um outro fator que pode explicar o porquê de uma predisposição ao empreendedorismo. 

Esse é o gene DRD4 que possui diferentes variações. Mas é frequentemente associado à curiosidade e a tendência de correr riscos. E que, dependendo do ambiente, pode levar a diferentes estímulos, bons ou ruins. 

O DRD4 está presente em 20% da população mundial. Claramente, não é a única coisa que leva um indivíduo a empreender. Mas ajuda a explicar o motivo que leva inúmeras pessoas a trocar uma situação profissional mais estável pelo empreendedorismo. 

Afinal de contas, existem tantas outras aptidões, habilidades e competências que devem ser desenvolvidas, que uma predisposição genética não justificaria e nem explicaria como vários negócios se perpetuam no tempo. 

Criatividade, organização, planejamento, resiliência, networking e muitas outras características podem estar mais presentes em nossas vidas. E todas essas podem ser pontos de atenção em nossas dinâmicas de aprendizado. 

Não vou sugerir que você faça um teste de DNA para descobrir se esse gene é forte em você. Mas, um gene não pode ser a única coisa que te ajuda a empreender. 

Que influências você recebeu para querer empreender? 

Acredito que sejamos resultado de várias influências diferentes. Esse é o jeito baré de empreender.

Veja mais notícias sobre André Torbey.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/