Em Manaus, evento celebra o dia mundial do Hip-Hop com oficinas online e gratuitas; saiba como participar

Graffiti, breakdance e batalhas de MCs estão na programação que será transmitida pelo Portal Hip Hop AM.

Nascida na década de 70 em comunidades das zonas urbanas da Jamaica, América Latina e Estados Unidos, a cultura Hip Hop será celebrada com uma programação online neste domingo (13), a partir das 9h, na live ‘Dia Mundial do Hip Hop Live 2020’, transmitida pelo canal do youtube  Portal Hip Hop AM.

Na programação, os MCs Mineiro e W-MC falarão das experiências adquiridas nas batalhas de rimas realizadas em diversos bairros de Manaus. (Foto:Divulgação)

A programação começa com a oficina Breaking, elemento conhecido como Breakdance que traz técnicas e fundamentos do bboy e bigrl (praticantes da dança). A oficina será ministrada por Mayking, Dogz e Roxin. O grafiteiro Zoio Grafite será o facilitador da oficina de graffiti. Um grafito, grafite ou graffiti é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano.

Equipamentos e técnicas utilizadas na mixagem das músicas serão apresentados pelo DJ Fino na oficina de DJ, que abordará também a diferença entre as versões de músicas e as mídias utilizadas pelos profissionais.

Os MCs Mineiro e W-MC falarão das experiências adquiridas nas batalhas de rimas realizadas em diversos bairros de Manaus, na roda de conversa intitulada ‘Relatos e perspectivas de ser um MC’.

Durante a tarde, o evento contará com batalhas de MCs (batalhas de rima), performance BeatBox e batalha Breaking 4 vs 4, representada por zonas na disputa. Para compor a mesa de jurados da modalidade Breaking, o evento contará com a presença do BBoy Tchantcho, de Manacapuru, região metropolitana de Manaus.

O evento pode ser assistido pela página do Facebook e canal do Youtube do Portal Hip Hop AM.

O ‘Dia Mundial do Hip Hop Live 2020’ é um projeto contemplado pela Prefeitura de Manaus no Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, com atividades transmitidas virtualmente como forma de prevenção à covid-19. A produção é assinada por Karolyne Bastos e Nativos Crew Produções.

Cultura Hip Hop

O Hip Hop chega ao Brasil nos ano 80 na cidade de São Paulo e, em Manaus, o movimento vem sendo organizado desde 1994 e forma uma das cenas artísticas mais atuantes da cidade. A principal manifestação artística do estilo é a música, mas também são representações DJ, dança e o graffiti.

O DJ Afrika Bambaataa, fundador da Zulu Nation foi o responsável por identificar e agrupar esses 4 elementos sob o nome de Hip Hop, que passou a ser tratado, de forma natural, como uma cultura, tendo como princípios: organização, compromisso com a comunidade, respeito e o lema de “paz, amor, união e compromisso”, o que colocou fim em várias disputas de gangs, trocando armas por disputas de breaking.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade