Em função de eleições na Colômbia, ELN anuncia cessar-fogo

A expectativa é de que 32 milhões de eleitores participem das eleições para escolha do novo presidente da Colômbia neste domingo (27). A busca pela paz com o combate à violência tem conduzido o tom da campanha. O Exército de Libertação Nacional (ELN), por exemplo, decretou na sexta-feira (25) um cessar-fogo até a próxima segunda-feira (29).

Em comunicado, o ELN ressalta que o objetivo é dar condições favoráveis para os colombianos votarem. Também informa que a disposição para “avançar no diálogo” está mantida. “Expressamos nosso firme compromisso com a busca de um acordo que permite que homens e mulheres colombianas podem desfrutar de um país pacífico com plenos direitos e bem-estar.”

As negociações deverão ser retomadas no próximo dia 30 até 12 de junho. Será o quinto ciclo de diálogos entre governo e ELN. O sexto ciclo de conversas deve começar em 30 de junho de Havana.

Foto: William Costa/Portal Amazônia

Candidatos

Participam da corrida presidencial: um economista, um pastor evangélico, um matemático e três advogados. A polarização está em torno do economista Gustavo Pedro, de 58 anos, apontado como o nome de esquerda, e o advogado Iván Duque Marquez, 41, que conta com o apoio do atual presidente Juan Manuel Santos, e que segundo as pesquisas de opinião, lidera as intenções de voto.

Também estão na corrida presidencial os advogados Humberto de la Calle, 71 anos, e German Vargas Lleras, 56, além do pastor Jorge Antonio Trujillo, 50, e do matemático Sérgio Fajardo, 61.

Manaus

E para os colombianos que estão fora do país, as votações podem ser realizadas nos respectivos consulados.

“Estamos realizando as eleições presidenciais ao longo da semana, e elas seguem até este domingo. A expectativa é de que muitos dos colombianos residentes no Amazonas estejam conosco votando em seus candidatos”, disse o cônsul-geral da Colômbia em Manaus, José Gilberto Roja Florez.

Segundo Turno

O segundo turno das eleições na Colômbia ocorrerão em 17 de junho.

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade