Manaus 30º • Nublado
Segunda, 02 Outubro 2023

Waiãpis se formam professores de Educação Infantil no interior do Amapá

Cerimônia de formatura do curso de formação para professores indígenas. Foto: Glauber Tiriyó/Seed AP

Professores indígenas para comunidades indígenas. Essa agora é a realidade de 57 educadores Waiãpi habilitados para ministrar aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) no Amapá. Esse foi o primeiro curso de formação para professores indígenas em Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá.

Segundo o Governo do Estado, a ação busca promover o respeito às tradições, identidade e língua materna dos indígenas amapaenses, já que os processos de ensino e aprendizagem devem ser aprimorados pelos próprios povos originários.

Marinau Waiãpi foi uma das professoras que concluíram o curso de formação. Ela diz estar muito agradecida e feliz com a realização.

"Agora eu sou professora, tenho meu certificado e agradeço a todos que me ajudaram na conquista dessa nova etapa", 

disse Marinau.

Programa de Formação de Professores Indígenas Turé 

O curso faz parte do Programa de Formação de Professores Indígenas Turé, destinado a profissionais dos povos Aparai, Galibi-Marworno, Karipuna, Kaxuyana Palikur, Tiriyó, Waiãpi e Wayana. A formatura aconteceu no dia 29 de abril.

A formação foi dividida em 10 módulos de aprendizagem, com os temas 'Linguagens', 'Ciências Humanas', 'Ciências Naturais' e 'Formação Específica ao Magistério Indígena'. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Educação Escolar Indígena

A Seed administra 54 escolas indígenas do Amapá e norte do Pará. Segundo a secretaria, essas instituições atendem mais de 4,6 mil estudantes. Em algumas dessas unidades, o Governo do estado implanta o Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei), em que o professor passa 40 dias na comunidade indígena.

Esse método é voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, e normalmente ocorre nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Oiapoque, no norte do Amapá, além da região do Parque Montanhas do Tumucumaque, no interior do Estado.  

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 02 Outubro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/