Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

UNIFAP deve retomar atividades em novembro

unifap-1
Na última quarta-feira (30), ocorreu a última reunião da Comissão Especial (CE), com aprovação do Relatório Final. O documento tem a finalidade de estudar o planejamento estratégico de retorno das atividades acadêmicas. Em sessão ordinária, o Plano de Retorno será submetido para manifestações do Conselho Superior (CONSU), nos próximos dias.
Unifap Campus Marco Zero do Equador. (Foto:Divulgação)
Durante a reunião da CE, também foi aprovado a Minuta de Resolução e o Novo Calendário acadêmico para o semestre suplementar, intitulado 2020.3. "A partir de agora esses documentos são encaminhados para a Secretaria do CONSU, que vai colocar em pauta na próxima semana para passar pela análise e aprovação dos Conselheiros", explica a Pró-reitora de Ensino de Graduação Elda Gomes.

Como previsto no calendário acadêmico da Comissão, o retorno das atividades ocorrerá inicialmente de forma remota, no dia 3 ou 9 de novembro de 2020. A viabilidade do ensino remoto foi avaliada a partir de resultados da pesquisa socioeconômica realizada pela CE, entre os dias 20 e 28 de agosto com os docentes, discentes e técnico-administrativos.

De acordo com a Pró-Reitora, após a aprovação do plano de retorno, a instituição realizará ações para a capacitação de professores e técnicos, referente ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, e o lançamento de Editais de amparo a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando a compra de equipamentos tecnológicos e acesso à internet.


A Comissão Especial


Criada a partir da Portaria Nº 0931/2020, a CE produziu o relatório Final de Retorno em conjunto com as subcomissões que atuam em oito frentes específicas, conheça:

* ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Auxílios aos estudantes em vulnerabilidade econômica, saúde, levantamento de dados dos alunos pertencentes ao grupo de riscos ficarão em exercício domiciliar, como já prevê o Decreto-Lei n.º 1044 de 21/10/1969 e a Lei n.º 6202 de 17/04/1975 entre outras;

* ATIVIDADES ACADÊMICAS GRADUAÇÃO

Realinhamento de ofertas de componentes curriculares; práticas; estágio; estratégias de ensino; outorga;

* ATIVIDADES ACADÊMICAS PÓS-GRADUAÇÃO

Realinhamento de oferta de componentes; estratégias de ensino; defesa de tese, dissertações; novas ofertas dos programas existentes, ente outras questões;

* GESTÃO DE PESSOAS

Prever oferta de cursos de curta duração para servidores, acompanhamento indivíduos pertencentes a grupos de risco com orientações, desenvolvimento das atividades, atenção à saúde; condições de trabalho, regras sanitárias, entre outras indicações.

* COMPRAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Prever ações de infraestrutura, aquisição de bens e serviços.

* INFRAESTRUTURA

Levantamento dos espaços físicos possíveis para realização de aulas (salas e laboratórios); indicação de adaptações de infraestrutura específicas entre outras demandas.

* COMUNICAÇÃO

Atuará em todas as fases da construção do Plano Macro. Tem a competência de produzir material instrucional para a comunidade universitária referentes as medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, produção de arte com os indicativos de distanciamento social, entre outras, além de acompanhar as ações de cada subcomissão no sentido dar transparências aos atos.

* TREINAMENTO AOS DOCENTES DE USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO

Atuará com levantamento de propostas para oferta de cursos de capacitação para docentes, discentes e demais servidores quanto ao uso de plataformas, ferramentas, softwares, prevenção à COVID-19, uso de EPis, e demais contextos que viabilizem o manejo das ações para enfrentar o período de pandemia na Universidade.

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/