Unifap dará bônus de 30% em cima da nota do Enem para estudantes do Marajó e Amapá

Estudantes que cursaram o ensino médio ou curso equivalente, de forma integral, no estado do Amapá, mesorregião do Marajó e no município de Almeirim, no Pará, que participarem dos próximos processos seletivos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), receberão uma bonificação de 30% em cima da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi aprovada nesta terça-feira (18), durante reunião do Conselho Superior Universitário da instituição.

O objetivo da bonificação é garantir que estudantes que fizeram o ensino médio no Amapá e em parte do Pará possam ter acesso ao ensino superior público, visto que a instituição do Enem como principal meio de acesso à universidade e os desníveis regionais da educação básica se tornaram obstáculos para quem estuda em estados menos desenvolvidos e disputa vagas com candidatos de grandes centros urbanos. No último vestibular para o curso de medicina, por exemplo, todas as vagas foram preenchidas por estudantes de outras unidades da federação.

Foto:Reprodução/Unifap

O percentual da bonificação foi um dos pontos que dividiram as opiniões dos conselheiros presentes a votação. O texto encaminhado pelo reitor da Unifap, professor Júlio Sá, previa o percentual de 30% de bônus tanto para alunos da rede pública quanto da rede privada. A conselheira Loiana Santana sugeriu 30% para o primeiro grupo de alunos e 25% para o segundo, mas foi voto vencido.

“Essa bonificação tem um aspecto social e econômico muito importante. Não se trata de proteção, mas de correção e justiça, a exemplo das políticas de cotas, que possibilitam o acesso ao ensino superior de seguimentos antes esquecidos ou colocados em segundo plano na política educacional”, diz a pró-reitora de graduação da Unifap, professora Elda Gomes.

Apesar de ser uma novidade no Amapá, a bonificação regional não é exclusividade da Unifap. Várias instituições de ensino superior brasileiras já adotam o sistema como política de inclusão. Desde 2014, por exemplo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece um bônus de 10% para todos os alunos de estados que compõem a região norte do Brasil. Além da UFPA, as universidades federais da Bahia, Rio Grande do Norte e de Pernambuco também são exemplos de instituições que trabalham com a bonificação.

Mesorregião do Marajó

A Mesorregião do Marajó compreende os municípios de Afuá, Anajás, Breves, Bagre, Chaves, Curralinho, Cachoeira do Arari, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Santa Cruz do Arari.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade