Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

UFRR abre inscrições para auxílio emergencial de R$ 350 a estudantes

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) continua sensível e atenta aos problemas ocasionados pela pandemia de Covid-19, principalmente em relação aos alunos economicamente vulneráveis. Por isso, lançou nesta quarta-feira (28) mais um edital concedendo Auxílio Emergencial aos estudantes.

Serão concedidas 400 vagas do benefício, no valor de R$ 350,00, pago ao acadêmico por até três meses, consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por igual período em caso da persistência de dificuldades socioeconômicas emergenciais mediante avaliação da Comissão de Seleção. As inscrições serão de 3 a 21 de maio de 2021, por meio da plataforma: https://cadastro.ufrr.br/.

O edital nº 13/2021, referente às inscrições para o Auxílio Emergencial 2021, foi lançado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades, e assim, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de repetência e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Foto: RC Caleffi/UFRR/Divulgação

Conforme o pró-reitor, professor Gilson de Souza Costa, ao conceder auxílio aos alunos que estão com dificuldades socioeconômicas, a UFRR contribui para que ele permaneça na instituição, além de preservar sua vida nesse período de pandemia:

"A gente precisa tratar com bastante carinho, atenção, porque de fato a gente mexe com a vida do nosso aluno. E não apenas a vida acadêmica, porque se a gente não der uma condição, esse aluno acaba se expondo, procurando um emprego, um meio de sobrevivência, e se colocando em risco, podendo ser contaminado. Então, a gente precisa tomar providências que contribuam para que ele continue a estudar e preserve sua saúde", esclarece o pró-reitor de Assistência Estudantil e Extensão.

Cadastro Único

O pró-reitor também explicou a importância de os estudantes de graduação presencial realizarem o registro no Cadastro Único para benefícios de assistência estudantil. A adesão deve ser feita até 21 de maio, na plataforma on-line criada pela UFRR.

O cadastro servirá para que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) crie um banco de dados com informações socioeconômicas dos alunos, permitindo que possam concorrer nos processos seletivos para benefícios financiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

O banco de dados terá validade de dois anos. Dessa forma, ao enviar a documentação para o Cadastro Único, o aluno evita o retrabalho de enviar novamente a cada edital que participar, de benefícios como os programas de bolsas e de auxílios, como emergencial, transporte, vale refeição, vale refeição residentes, vale moradia, inclusão digital, acessibilidade e alimentação.

"Nesses dois anos a gente não vai ficar pedindo documentação do aluno. Ganhamos mais tempo para a análise e o aluno também em ter o resultado mais rápido. Então, o estudante precisa nos ajudar aderindo a esse edital e fazendo seu registro no Cadastro Único, até porque se ele não constar no cadastro não poderá concorrer aos editais dos auxílios, bolsas, programas etc.", frisa o pró-reitor.

Podem cadastrar-se os alunos com matrícula ativa nos cursos de graduação presencial da UFRR e com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/