Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

UFPA abre vagas no Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes, curso inédito no Brasil

UFPA abre vagas no Mestrado em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes, curso inédito no Brasil
A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou na CAPES, em julho deste ano, o primeiro mestrado do Brasil voltado diretamente à área dos estudos clínicos em diabetes. O curso de mestrado profissional em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes oferece 20 vagas para profissionais da área da saúde, sendo quatro delas reservadas para o Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT-UFPA). As inscrições se iniciam no dia 02 de janeiro e seguem até 05 de fevereiro.

Foto:Divulgação/UFPA

A equipe do Barros Barreto e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, celebraram a abertura do processo seletivo durante a cerimônia de inauguração dos novos ambulatórios do hospital, ocorrida no último dia 11. "Parabenizo a equipe do ambulatório de Endocrinologia, sob a liderança do professor João Felício, pelo esforço em concretizar este mestrado, que será, sem dúvida, um grande avanço para a pesquisa em saúde na universidade, qualificando também os nossos servidores", afirma Emmanuel Tourinho.


"O diabetes é uma doença que atinge 13 milhões de pessoas no Brasil, por isso, é muito importante que profissionais na área da saúde investiguem os vários aspectos da doença, a fim de proporcionar, por meio de estudos científicos, melhores possibilidades de tratamento para essas pessoas", afirmou o professor da faculdade de Medicina da UFPA, João Felício.  O hospital Barros Barreto é referência no tratamento da diabetes e contribui para a produção de conhecimento científico sobre a doença na região. Além de coordenar o curso, o professor Felício também é o pesquisador responsável pelo grupo de pesquisa clínica em diabetes do hospital Barros Barreto, que atualmente atende cerca de 1.000 pacientes por mês, proporcionando o tratamento e acompanhamento dessas pessoas.

Para a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso, além de o curso ser inédito no Brasil, a estrutura oferecida pelo hospital Barros Barreto oferecerá aos novos pós-graduandos a oportunidade de exercer atividades práticas ambulatoriais. "A missão da universidade em seus hospitais é formar profissionais qualificados para atender à população, por isso, este curso representa um ganho a mais para a região amazônica, tanto para os mestrandos quanto para os pacientes que serão atendidos com qualidade", comemorou a gestora.


O mestrado terá duas linhas de pesquisa, que são: "Diagnóstico e tratamento de diabetes e suas complicações" e "Prevenção e qualidade de vida no diabetes". As etapas da seleção compreenderão prova escrita, análise de projeto e análise de currículo. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, realizar o pagamento da inscrição e apresentar a documentação exigida no edital.


Sobre a Ebserh


Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a rede da Ebserh desde 2015.


Confira aqui o edital completo.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/