Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 13 Mai 2021

Roraima entrega mais de 500 kits de material escolar para estudantes indígenas

No último sábado (20), o governador de Roraima, Antonio Denarium, visitou escolas indígenas de Alto Alegre e da Zona Rural de Boa Vista e fez a entrega de 536 kits de material escolar.
A Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, localizada na Comunidade Truaru da Cabeceira na Zona Rural de Boa Vista, recebeu 90 kits para atender todos os estudantes da unidade.
As outras escolas que receberam o material foram em Alto Alegre: A Escola Estadual Indígena Riachuelo, na Comunidade Sucuba, que foi contemplada com 231 kits, e a Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão, na Comunidade Raimundão, recebeu 215 kits.
Foto: Neto Figueiredo/Governo de Roraima

 "Na escola nunca chegou esse tipo de material. Com certeza será de grande importância para todos os nossos alunos", informou Pedro Bento, gestor da Escola Riachuelo.

Os kits ficarão armazenados nas unidades e assim que for possível o retorno das aulas presenciais, cada estudante vai receber o material. Odete da Silva, mãe de quatro alunos da Escola Eurico Mandulão, disse que está feliz com os kits, pois poderá fazer até uma economia.

"Vou economizar meu dinheiro. Estou vendo que os kits que já chegaram e que não vou mais precisar comprar. Estou feliz, pois não será um benefício só para mim, mas para muitas famílias que precisam", disse Odete.

Durante a entrega do material, Denarium anunciou melhorias na estrutura física das escolas indígenas. Na comunidade Sucuba, autorizou a reforma da quadra esportiva da Escola Riachuelo e na comunidade Raimundão, a construção do prédio da Escola Eurico Mandulão, aguardada há mais de 10 anos pela comunidade escolar.

"Além da melhoria da infraestrutura escolar, estamos na região fazendo a recuperação de estradas, construção de pontes, investindo na agricultura indígena e trabalhando para melhorar a vida das pessoas e das comunidades", destacou o governador.

Estado adquiriu mais de 17 mil kits

O governo de Roraima adquiriu 17 mil kits de material escolar, com investimento é na ordem de R$ 988 mil. O material está armazenado no depósito do Departamento de Apoio ao Educando (DAE) e aos poucos será distribuído para as escolas.

Os kits são destinados para atender especificamente estudantes das escolas indígenas e do sistema prisional: Escola Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, que funciona na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), e Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho.

Além dos kits de material escolar, também foram distribuídos livros didáticos.

Composição dos kits

Cada kit contém itens específicos para atender às necessidades dos alunos em cada ano. Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano) receberão dois apontadores, duas borrachas, quatro cadernos brochura com 80 folhas, um caderno para desenho com 96 folhas, uma calculadora, uma caneta esferográfica, uma cola branca, três colas coloridas, uma caixa de lápis de cor, quatro lápis grafite, um material dourado e uma tesoura sem ponta.

Já os alunos dos Anos Finais (6° ao 9°) receberão dois apontadores, duas borrachas, dois cadernos universitários com 200 folhas, uma calculadora, quatro canetas esferográficas (duas na cor azul, uma preta e uma vermelha), uma cola branca, dois esquadros, um de 45° e um de 60°, uma caixa de lápis de cor, quatro lápis grafite, uma régua e um transferidor 180°.

Os kits do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) contêm três cadernos universitários com 200 folhas, uma calculadora, quatro canetas esferográficas (duas na cor azul, uma preta e uma vermelha), dois grafites, uma lapiseira e uma régua.

Veja mais notícias sobre EducaçãoCidadesNotíciasRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 14 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/