Manaus 30º • Nublado
Terça, 19 Outubro 2021

Projeto incentiva hábito da leitura em tempos de ensino remoto em Boa Vista

Numa época em que a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço no contexto educacional, a Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi, em Boa Vista, vem desenvolvendo o projeto "Encanto da Leitura", com seus alunos do Ensino Fundamental. O objetivo é resgatar o hábito da leitura na criançada através do empréstimo semanal de livros infantis.

Para o projeto foi montado uma minibiblioteca com um acervo de mais de 350 livros de literatura infantil. Um local bastante frequentado pelos estudantes que estão aproveitando esse período de pandemia e isolamento social para reforçar o vocabulário, a escrita e a compreensão textual. Uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação.

Foto: Jonathas Oliveira/Prefeitura de Boa Vista

"Diante dessa realidade a equipe pensou em despertar o hábito da leitura nas crianças. A escola tem um acervo e nós unimos essa ideia. Elaboramos o projeto, a adesão nos surpreendeu. Mesmo diante da pandemia os pais vêm com máscara, respeitando o distanciamento. Nos enche de alegria, ver que as famílias sabem o valor do livro na vida das crianças, pois os benefícios são diversos. A equipe está bem feliz com esse resultado", disse a gestora Williane Moraes.

Por uma semana, os estudantes ficam dois livros em casa. A devolutiva do que aprenderam é por meio de vídeos, relatos ou desenhos enviados aos grupos de watsApp das turmas, uma forma de incentivar os demais alunos. Jennifer Galvão, do 5º Ano, já leu 9 livros e não pretende parar. Ela é uma das frequentadoras assíduas da minibiblioteca.

"Eu achei muito legal porque eu gosto muito de ler. Esse projeto nos incentiva a ler mais, escrever melhor e amplia o nosso aprendizado com o conhecimento da literatura. A leitura trabalha outras habilidades", disse.

Também estudante do 5° ano, a aluna Maria Eduarda Araújo, declarou a importância da leitura, principalmente para elas que estão encerrando as séries iniciais do Ensino Fundamental. "Achei muito legal esse projeto. Porque você se distrai, aprende e interpreta melhor as coisas. Ajuda na fala e na escrita. É muito importante trabalhar essas habilidades, porque como estamos aprendendo coisas avançadas vamos precisar muito da leitura, da escrita e de um bom vocabulário", disse. 

Veja mais notícias sobre CidadesEducaçãoRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/