Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Podcast bilíngue criado por estudantes amazonenses valoriza cultura amazônica

Alunos da rede estadual, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dorval Porto, em Manaus (AM), criaram um podcast e vídeos abordando a cultura amazonense. O projeto, que serviu como atividade avaliativa, foi gravado em português e traduzido para a língua inglesa, e também produzido e gravado em inglês, pelos alunos. Temas como pontos turísticos, comidas típicas e gírias regionais foram os pontos principais destacados pelos mais de 35 alunos.

A atividade está vinculada à Unidade Curricular Comum (UCC): Interculturalidade e Diversidade Amazônica, que passou a compor o currículo do Novo Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto para o ano letivo de 2023.

Professora de Língua Inglesa na instituição e orientadora da atividade, a docente Milla Menezes, contou que a ideia do trabalho surgiu a partir da cartilha da UCC, e os próprios alunos sugeriram que fossem feitos podcasts e vídeos. "Esses são elementos que fazem parte da rotina deles e que eles gostam muito de consumir. Então, unimos o conteúdo escolar com a tecnologia, elemento que faz parte da realidade dos estudantes", comentou a professora.

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Em um dos trabalhos realizados, a história do Teatro Amazonas foi contada em inglês pelo aluno Rennan Costa, de 16 anos. Ele contextualizou a construção, desde o início do Ciclo da Borracha, até a finalização da obra de um dos principais cartões postais do Estado.

"Eu percebo que o público jovem, às vezes, não demonstra tanto interesse em aprender sobre a história, conceitos e valores de um local e, por isso, ela [a história] fica meio apagada. Então, considero positivo o objetivo de nos colocar em contato com essas histórias", afirmou o jovem.

O resultado das atividades produzidas pelos estudantes pode ser conferido nas redes sociais da instituição de ensino, pelo link bit.ly/podcastdorvalporto.

Veja mais notícias sobre CulturaEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/