Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Plataforma oferece cursos e materiais gratuitos que valorizam as tradições de povos indígenas

Utilizar banha de cobra para tratar de feridas, usar corda e cipó para a criação de uma tehêy (instrumento de pesca pataxoop) e a fruta jenipapo para pinturas corporais são alguns dos costumes transmitidos por gerações de indígenas. Mesmo que essas tradições permaneçam vivas dentro das comunidades, a falta de conhecimento sobre esses costumes tornam essas práticas alvos de preconceitos.

"Utilizar ervas ou banha de cobra para fins medicinais parece uma cena boba, mas é uma dessas lições em relação à valorização que devemos dar para a medicina tradicional indígena. É preciso parar com essa ignorância, com o preconceito, olhar para isso com melhores olhos, sabendo que há bons resultados que precisam ser reconhecidos", conta o escritor e professor Yaguarê Yamã.

Ele foi um dos participantes da série de encontros 'Jenipapos: Redes de Saberes', realizada pelo Itaú Social e pelo instituto Mina – Comunicação e Arte. Nessas atividades, também estiveram presentes outros representantes da literatura indígena e negra, como Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Eliane Potiguara e Julie Dorrico.

Imagem: Reprodução/Itaú - 'Jenipapos - diálogos sobre viver'

"A escola é um espaço privilegiado para combater preconceitos contra manifestações culturais. A aprovação da lei 11.645/08, que trata da inclusão do estudo da história e cultura indígena na escola, foi um importante avanço no ensino que valorize as tradições dos povos originários, no entanto, ainda há um longo caminho para percorrer até chegarmos ao objetivo da equidade racial na educação",

comenta a gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Sintoni.
A série de debates resultou na criação dos cursos 'Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena' e 'Jenipapos – Redes de Saberes', oferecidos gratuitamente. Ambos despertaram o interesse de mais de 11 mil pessoas, sendo que mais da metade são professores.

"Procuramos dar um olhar de maior representatividade para as culturas indígenas, trazendo para o centro do debate os saberes e a pedagogia indígena, para que a gente veja que é possível fazer uma interlocução, criar uma ponte entre os diferentes saberes. Queremos mostrar que podemos sim, construir uma educação transformadora", explica Daniel Munduruku, um dos participantes da série e escritor selecionado três vezes pelo prêmio Jabuti.

Todos os materiais da plataforma são fruto de pesquisas aplicadas e desenvolvidas entre 2020 e 2022 em escolas públicas de todas as regiões do país. A realização desses projetos pedagógicos contou com o apoio do Edital de Equidade Racial, do Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).

Os encontros também resultaram em uma publicação. Confira:

Veja mais notícias sobre AmazôniaEducação.

Veja também:

 

Comentários: 1

Regina Elisabete da Silva em Quinta, 28 Setembro 2023 11:11

Morro no interior do interior do Rio grande do Sul, é possível receber por correio gratuitamente material sobre os povos indígenas? Tenho descendência porém não comprovada, atualmente faço pós em cultura indígena porém por falta de condições não consigo comprar.

Morro no interior do interior do Rio grande do Sul, é possível receber por correio gratuitamente material sobre os povos indígenas? Tenho descendência porém não comprovada, atualmente faço pós em cultura indígena porém por falta de condições não consigo comprar.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/