Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisa sobre seiva de Amapá é reconhecida como uma das melhores teses de doutorado de 2022 no Brasil

O docente do curso de física da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Dr. Robert Matos, recebeu uma menção honrosa Nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC), por sua tese de doutorado que destaca os componentes da Amazônia como principal método de pesquisa.

O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Professor de física da Unifap recebe menção honrosa — Foto: Robert Saraiva Matos/ Arquivo Pessoal

O Professor Dr. Robert Matos apresentou a seiva de Amapá (Brosimum parinarioides Ducke) como agente quelante (um tipo de ligação de íons e moléculas a íons metálicos) para a síntese de nanopartículas. Essas substâncias formam composições hidrossolúveis, que fazem parte da composição de inúmeros produtos.

O uso de um bioquelante amazônico, além de promover a pesquisa sustentável, explora os recursos e riquezas naturais. De acordo com o pesquisador, a iniciativa do uso deste bioquelante é um gesto de respeito pela biodiversidade amazônica, e o reconhecimento do Capes é essencial para despertar o reconhecimento do potencial da pesquisa acadêmica na região.

"A Amazônia é um tesouro global de biodiversidade e sua vasta riqueza biológica oferece inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de materiais avançados. A biodiversidade amazônica não é apenas um recurso inesgotável, mas também uma responsabilidade. A região enfrenta desafios relacionados à conservação e sustentabilidade e a pesquisa que faz uso dos seus recursos de forma inteligente e ecologicamente consciente pode representar uma contribuição substancial para a preservação do nosso planeta", 

disse.

A pesquisa de título 'Atividade fotocatalítica de nanocompósitos ZnO/Fe3-xMnxO4/óxido de grafeno (0,075 ≤ x ≤ 0,30) obtidos com nanopartículas sintetizadas através de meio bioquelante Amazônico' está disponível para a leitura AQUI.

*Por Isadora Pereira e Núbia Pacheco, do g1 Amapá

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/