Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Parceria entre Instituto Soka e Ufam resulta em sala de apoio para atividades compartilhadas

Parceria entre Instituto Soka e Ufam resulta em sala de apoio para atividades compartilhadas

Um protocolo de intenções assinado entre a Universidade Soka e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) resultou na inauguração de uma sala de apoio interinstitucional, que será compartilhada pela Federal e pelo Instituto Soka Amazônia. Na ocasião, que ocorreu na última quarta-feira (21), o professor Yoshihisa Baba, reitor da Universidade Soka, representou o presidente fundador da Soka Gakkai Internacional e líder mundial Daisaku Ikeda, laureado com o título de doutor Honoris Causa.

Chamada “Sala da Cidadania Ambiental”, o espaço será direcionado para a realização de reflexões, reuniões, seminários e simpósios relativos ao acordo de cooperação técnica entre Ufam, Instituto Soka Amazônia e Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI).

Foto: Divulgação/Ufam

Ao fundo, uma parte significativa do mapa mundi traça a “rota da cidadania ambiental”, cujo objetivo é ligar, através da Ufam e da Universidade Soka, a América do Sul e a Ásia. 

Segundo Yoshihisa Baba, a Ufam e a Soka Universidade têm muitos pontos de ressonância, o que facilitará bastante o intercâmbio de pessoas e de ideias, bem como a realização de uma série de atividades conjuntas. “Nós consideramos a Ufam como a nossa irmã mais velha, e ficamos honrados em contribuir, junto com ela, para melhorar a vida das pessoas e das comunidades locais”, destacou o professor Baba.

A respeito do protocolo de intenções firmado pelos dois reitores, o professor Sylvio Puga reiterou que ambas as instituições possuem objetivos comuns, inclusive citando a preocupação com a Amazônia e suas populações como um deles.

“Há mais de 110 anos, nós formamos profissionais para o Amazonas e para o mundo, e temos muito orgulho de fazer isso aqui no meio da região amazônica. Essa parceria só vem enriquecer ainda mais os nossos objetivos de internacionalização de todas as áreas da Ufam e abrir um leque de oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirmou o professor Sylvio Puga.

Participaram do descerramento da faixa, além dos dois reitores, a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, e o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa.

Foto: Divulgação/Ufam

O presidente da BSGI, Miguel Shiatori, aproveitou para comentar sobre a participação dele no Seminário ‘Diálogos e Soluções possíveis – Educação Ambiental, Urbanização e Sustentabilidade’, ocorrido na cidade de Humaitá, a 697 km de Manaus, nos dias 24 e 25 de abril passado. “Estou muito admirado pela postura de transcendência de questões pessoais dos representantes desta Universidade para trabalharem em favor de toda a sociedade”, elogiou o gestor da SGI Brasil.

Em complemento, o pró-reitor de extensão, professor Ricardo Bessa, lembrou que, do referido evento, foi formulada a “Carta de Humaitá”, documento que sintetiza os objetivos do grupo de instituições parceiras. “O seminário internacional visa a transformação urbana e ambiental de Humaitá, com destaque para a questão da coleta seletiva e da reciclagem para eliminar o lixão que persiste na cidade. Também será criado um banco de sementes para a valorização das espécies nativas, como o oitizeiro e o pau pretinho, tudo isso com o apoio da Universidade Soka e do Cepeam”, disse o titular da Proext.

Honoris Causa

O momento mais solene do encontro interinstitucional foi a outorga do título de doutor Honoris Causa ao educador, filósofo, escritor e pacifista Daisaku Ikeda. Já com mais de 90 anos, o homenageado não pôde estar presente na cerimônia, razão por que o reitor da Soka Universidade recebeu em nome dele o diploma e uma recordação que simboliza a cultura local – uma peça de tapeçaria trançada por indígenas da região.

Foto: Divulgação/Ufam

Nascido em 1928, ele atravessou os horrores da Segunda Grande Guerra ainda na juventude, quando seus irmãos foram recrutados. Ao longo da vida, além de mais de 380 títulos Honoris Causa, acumulou sabedoria e confiança na educação e na juventude. Sua incansável luta em favor do meio ambiente e da paz também ecoou através dos continentes, especialmente por meio de sua atuação por mais de meio século como presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI).

Mesmo estando a uma distância de quase meio planeta da capital amazonense, o professor Ikeda se fez presente na solenidade pelo seu discurso, lido pelo representante. “É uma grande alegria e um grande orgulho na minha vida receber esta bela homenagem de tão prestimosa universidade, com seus gloriosos 110 anos. A Ufam é envolta numa esplendorosa floresta e, com certeza, o seu ‘maior patrimônio’ é a biodiversidade da Amazônia, da qual ela também é guardiã”, leu o reitor Yoshihisa Baba.


Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/