Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Minicurso de videorreportagem é oferecido em Manaus

Minicurso de videorreportagem é oferecido em Manaus
Foto: Arquivo Pessoal/Rômulo Araújo
Um formato jornalístico diferente do modelo tradicional de produção de conteúdo e ainda em ascensão na região Norte é o tema da nova turma do minicurso 'Videorreportagem: Pensando, produzindo e divulgando', voltado a jornalistas, estudantes e interessados pela área. O curso será realizado no sábado (21) e contará com uma metodologia dinâmica, aliando teoria e prática, para que os participantes compreendam e pratiquem as etapas de produção, filmagem e edição de reportagem.

A última edição do minicurso foi oferecida em maio de 2016 e contou com uma ótima avaliação pelos participantes. "O curso é excelente tanto para quem procura a prática quanto a teoria sobre o assunto, como foi o meu caso. Na parte teórica, o domínio do Rômulo foi essencial porque me ajudou a contextualizar o formato abrindo minha mente para novas formas de produção de conteúdo, o que casa perfeitamente com a dinâmica do curso em apresentar a prática. Saímos de lá com a vontade de colocar em prática tudo o que foi aprendido, o que foi ótimo para mim que tinha a videorreportagem como tema de TCC, declarou a recém-formada jornalista Isabelle Marques.

A ideia, segundo o jornalista e professor Rômulo Araújo é que os interessados possam aplicar em seus trabalhos mais esse recurso multimídia. “Reuni minha experiência prática e acadêmica envolvendo videorreportagem para formatar essa segunda edição do minicurso, que já foi realizado como oficina e palestras em várias instituições que tem curso de comunicação. É uma boa oportunidade para se ter uma visão mais ampla, sobretudo prática, desse formato”, declarou.

O minicurso acontecerá de 8h às 12h, no qual os participantes deverão aprender sobre o conceito, o histórico e as características desse formato, além de aplicações para TV, Internet e até uso documental e institucional da videorreportagem. Além disso, quem se inscrever no minicurso ainda terá a oportunidade de aprender sobre a pauta, roteiro, filmagem e edição do material tendo em vista o aprendizado prático.

O encontro acontecerá na ProOffice – Escritórios Inteligentes, localizada na Rua Salvador, 120 - 12º Andar – Vieiralves Business Center, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Os participantes receberão certificados de participação, além de material de acompanhamento didático. O investimento é de R$ 80. As inscrições podem ser feitas em: https://bit.ly/curso-videorreportagem. Para acadêmicos, o minicurso contabiliza 4 horas de atividades.

O minicurso 'Videorreportagem: Pensando, Produzindo e Divulgando' é o primeiro de uma série que o jornalista multimídia, professor e consultor digital pretende oferecer ao longo do ano. Entre os temas dos próximos cursos que serão oferecidos pelo jornalista estão “Produção de Podcast” e “Release Eletrônico”, sendo este último específico inédito e voltado, principalmente, para quem trabalha com assessorias de comunicação e imprensa.

'Know-how'

A videorreportagem é um formato que representa, de acordo com Rômulo, uma quebra de paradigma nas produções audiovisuais no jornalismo tradicional, quando geralmente uma equipe com repórter, produtor e cinegrafista realiza o trabalho. Logo, o videorrepórter é o jornalista que utiliza uma câmera para registrar as próprias imagens em vídeo e produzir seus conteúdos, se apresentando como um profissional multimídia.

Assim, Rômulo Araújo reúne experiências como videorrepórter em portais de notícia, além de produções independentes, para apresentar no minicurso. Além disso, em 2013, o jornalista pesquisou o campo de atuação dessa atividade no Amazonas e produziu um artigo para obter o título de “especialista”, material que foi aceito em um congresso nacional de comunicação e que rendeu também um documentário com diversos envolvidos na área.

Formado em jornalismo e pós-graduado em Design, Comunicação e Multimídia e em Jornalismo Científico, atualmente, Rômulo trabalha como assessor de comunicação e é professor universitário. Em seu currículo constam passagens por emissoras de Televisão e Rádio e em Portais de Notícias, além de projetos paralelos e trabalhos freelance, reunindo experiências diversas com criação e produção de conteúdos multimídia, incluindo o da videorreportagem.

As inscrições podem ser feitas através do link.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/