Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 24 Novembro 2020

Instituto Estadual do Maranhão abre mais de 4,6 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

Seduc-cursos-maranhao
A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) abre, na próxima segunda-feira (26), inscrições para 4.625 vagas, distribuídas em 183 turmas de cursos de Qualificação Profissional, que serão ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Os cursos serão oferecidos nas unidades vocacionais, unidades plenas e Centros Educa Mais espalhados pelo Maranhão.

Os cursos serão oferecidos nas unidades vocacionais, unidades plenas e Centros Educa Mais espalhados pelo Maranhão. (Foto:Divulgação/Gov.MA)

A inscrição ocorrerá até o dia 28 de outubro, de forma presencial e gratuita, nas unidades plenas e vocacionais do IEMA e Centros Educa Mais. O preenchimento das vagas dos cursos de Qualificação Profissional oferecidas é por ordem de realização da inscrição, onde o candidato deverá informar os dados solicitados na ficha de inscrição presente no edital e apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os candidatos inscritos deverão confirmar matrícula nos dias 29 a 30 de outubro de 2020, no mesmo local da inscrição.


De acordo com o secretário de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, a intenção é fazer com que as pessoas que foram atingidas pela pandemia recuperem suas fontes de renda. "Lançamos o edital dos cursos profissionalizantes com duas novidades importantes: a primeira é que estenderemos os cursos para toda Rede Integral, e ofertaremos nas unidades plenas, vocacionais e Educa Mais. A segunda inovação é que entregaremos o kit mais renda ao fim do curso. A ferramenta irá beneficiar os alunos a ingressarem no mercado de trabalho ou gerarem suas próprias rendas", contou.


A carga horária dos cursos de Qualificação Profissional previstos no edital compreende entre 80 a 140 horas.


Os cursos oferecidos integram o Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado e, além da certificação, os alunos receberão, ao fim do curso, um kit para colocar em prática os conhecimentos obtidos, gerando emprego e renda neste momento de dificuldades econômicas que o Brasil vive.


Cursos


Serão oferecidas qualificações em corte e costura, eletricista predial, instalação e manutenção de ar condicionado, cabeleireiro, operador de caixa de supermercado, jardinagem, estética, mecânica de motocicleta, reparo e manutenção de celular, manicure e pedicure, modelista e design de sandália em couro, confeitaria, construção de embarcações artesanais maranhenses, reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafa pet, biojoias, reaproveitamento de madeira, cerâmica, confeiteiro, panificação, entre outros.

Veja mais notícias sobre EducaçãoMaranhãoNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 24 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/