Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Inscrições abertas para a 7ª edição da Olimpíadas de Língua Portuguesa

A 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril para todas as escolas públicas do Brasil, com o tema "O Lugar Onde Vivo", que visa fomentar a valorização e integração no meio onde os alunos estão inseridos. A competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes, bem como para a formação continuada de professores.
Foto: Unsplash/Reprodução

As secretarias de educação municipais e estaduais precisam aderir ao programa e para realizar a inscrição, o professor deverá comunicar e obter anuência da direção da escola em que leciona. Podem participar professores e seus estudantes dos 5º ao 9º ano do ensino fundamental, e da 1ª a 3ª série do ensino médio.

Para a secretária-adjunta de Ensino da Seduc e professora de Língua Portuguesa, Regina Pantoja, a olimpíada é um manancial de descobertas de jovens escritores e contadores de histórias, além de ser uma oportunidade de o aluno mostrar seus conhecimentos através da sua produção textual, por meio de crônicas e poemas.

"A Olimpíada de Língua Portuguesa é de suma importância para a melhoria da educação básica, por reconhecer o trabalho do professor e oportunizar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, retratarem o seu espaço de vivência utilizando os diferentes gêneros textuais. Além de possibilitar aos estudantes aprimoramento do conhecimento, por envolver vários aspectos: linguísticos, culturais, cognitivos, sociais, descobertas de novas habilidades e talentos", ressaltou a secretária.

A olimpíada é dividida por categorias de gêneros textuais e ano/série:

- 5º ano do ensino fundamental - Poema
- 6º e 7º ano do ensino fundamental - Memórias Literárias
- 8º e 9º ano do ensino fundamental - Crônica
- 1ª e 2ª série do ensino médio - Documentário
- 3ª série do ensino médio - Artigo de Opinião

A coordenadora estadual das Olimpíadas, Missilene Barreto, conta que os estudantes receberão orientações de seus professores ao longo da produção do material. Em cada etapa do concurso, serão realizadas atividades pedagógicas disponíveis nas plataformas digitais.

"Os professores inscritos deverão desenvolver com seus alunos, ao longo do primeiro semestre, atividades propostas nos cadernos docentes e depois, produzirão um relato de prática que deve ser escrito e documentado por meio de produção multimídia, com fotos, vídeos e áudios, juntamente com todos os estudantes envolvidos no registro do trabalho realizado", comentou a coordenadora.

As olimpíadas ocorrem durante todo ano de 2021, com oficinas escolares e formação de professores, englobando as etapas municipais, estaduais e nacionais, até o evento de premiação.

Cronograma de 2021

- 22 de fevereiro a 5 de agosto - Oficinas nas escolas.

- 6 a 16 de agosto - Etapa Escolar, são organizadas comissões julgadoras escolares.

- 20 a 31 de agosto - Etapa Municipal, Secretarias municipais de educação organizam comissões julgadoras municipais.

- 3 de setembro a 1º de outubro - Etapa estadual, Secretarias estaduais de educação organizam comissões julgadoras municipais.

- 13 de outubro a 16 de novembro - Encontro on-line com atividades pedagógicas e culturais.

- 30 de novembro - Etapa nacional, realização da comissão julgadora nacional.

- 10 de dezembro - Evento de premiação.

Outras edições

Na 6ª edição em 2019, o estado do Pará conquistou em medalhas, oito bronzes, duas pratas e dois ouros, superando a edição 2012, a qual havia sido a única, desde o início da OLP (2010), com premiação na final. O resultado é fruto de muito trabalho de divulgação e sensibilização junto aos professores da rede estadual, municipal e federal do estado.

Link para a inscrição:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso

Link para adesão das Secretarias:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=inscricao-concurso 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/