Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Infothon: Boa Vista recebe maratona de informação que premiará estudantes de comunicação

Infothon: Boa Vista recebe maratona de informação que premiará estudantes de comunicação
Produzir uma reportagem especial sobre a Primeira Infância - fase que vai da gestação até os seis anos da criança. Essa é a proposta do I Infothon Boa Vista, que reúne estudantes de comunicação de Roraima, em prol das discussões sobre Transparência, Fake News e Primeira Infância. Na programação, um seminário e uma Maratona de Informação premiará duplas de universitários. O Amazon Sat transmite o evento ao vivo.
Foto: Jackson Souza/Prefeitura de Boa Vista


No primeiro dia, 25 de novembro, a programação se concentra em seminários, o momento em que especialistas da área falarão de suas experiências e os participantes terão a oportunidade de debater os temas da comunicação. Entre os convidados está a prefeita Teresa Surita, a jornalista Luciana Abade, da Andi, e o jornalista Sérgio Praça, da Revista Exame.


No segundo dia, dia 26 de novembro, é a vez da Maratona de Informação, que reunirá doze duplas de estudantes de comunicação, que terão a missão de desenvolver uma reportagem especial sobre a Primeira Infância, e terão orientação de coachs como o professor Edileuson Almeida, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), além das jornalistas Emily Costa, do G1 Roraima e Érica Figueiredo, da Rede Amazônica Roraima.


Os competidores também terão acesso ao Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, que será lançado no evento, com fontes especializadas das secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras, Gestão Social, Projetos Especiais, Finanças e Ciência e Tecnologia que fornecerão dados e informações sobre do município para obtenção dos dados, a fim de produzir os melhores resultados. Segundo a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), o Observatório é um marco na divulgação de dados da prefeitura, mais detalhado, inclusive, que o Portal da Transparência.


"Estamos lançando um Observatório com a informações da prefeitura, e isso é muito importante, pois hoje você vai ter, de forma aberta para toda a sociedade, informações detalhadas sem a necessidade de ofícios. Nesse primeiro momento, o Observatório trará dados de educação, saúde, gestão social, primeira infência e obras, e vamos continuar alimentando com dados das outras secretarias, e até o final do ano que vem, amos disponibilizar tudo. A diferença do Observatório para o portal da transparência, e que esse você vai ter todas as informações do que a prefeitura faz com seus recursos. Além de uma grande de pesquisa para jornalistas e sociedade", conta a prefeitura.
Foto:Jackson Souza/Prefeitura de Boa Vista
O júri que avaliará as duplas será composto por profissionais de Comunicação que atuam em Boa Vista, além de professores das faculdades da capital.Entre as duplas que participam do I Infothon, está da Ana Laura e Adriã Galvão, estudantes do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da UFRR. Para Adriã, o evento é uma oportunidade de crescimento em conhecimento.


"Então, estou muito animada porque dificilmente há eventos realizados por órgãos do poder público direcionados a estudantes de jornalismo. Então, essa é uma oportunidade única. Estamos participando de um ciclo de palestras com jornalistas renomados na área e isso é uma honra", conta.


Sobre a expectativa, Adriã revela que é grande, e mesmo não tão confiante, está ansiosa por poder participar.
"Estou ansiosa porque nunca participei de algo assim. Escrever sobre assuntos que são pertinentes aqui em Boa Vista é bem legal, principalmente falar sobre as fake news. Estamos nos preparando para a maratona há uns dias, lendo sobre os assuntos ... Não estamos muito confiantes mas estamos ansiosas. E a premiação é um incentivo pra nós nos esforçamos mais, pois é o sonho de qualquer jornalista conhecer a redação da Rede Amazônica", conta Adriã.


Premiação


As duplas vencedoras receberão como premiação, viagens e publicação do material em veículos do Grupo Rede Amazônica.
 

1º lugar

Viagem a Brasília

Visita à sucursal da Rede Amazônica de Televisão em Brasília

Entrevista com a dupla vencedora e exibição na programação do Amazon Sat   

Publicação da reportagem no Portal Amazônia, mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

 

2º lugar
 
Viagem a Manaus

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Manaus

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

 

3º lugar

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Boa Vista

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista
Foto:Jackson Souza/Prefeitura de Boa Vista


Transmissão ao vivo


O Amazon Sat, canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, está transmitindo ao vivo o evento. E pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.


Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24, e pela NET, canal 22.


O evento


O I Infothon Boa Vista é promovido pela Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Grupo Rede Amazônica, Claretiano Educação, Estácio, UFRR., e acontece até esta terça-feira (26), no Teatro Municipal, em Boa Vista.


Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/