Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Indígenas de todo o Brasil participam II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena

Indígenas de todo o Brasil participam II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena
Representantes de mais de 100 povos indígenas de todo o País devem participar do II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 23 a 28 de outubro. O evento é uma atividade permanente de educadores indígenas e indigenistas com o objetivo de participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação para os povos indígenas.

A segunda edição do Fórum tem como tema "Infância, educação e diversidade cultural brasileira". Também será abordado no FNEEI o financiamento da educação escolar indígena, o sistema próprio de educação e escolar indígena e a criação da universidade indígena.

Durante o evento também será realizada uma mostra da diversidade cultural indígena, que terá caráter informativo, educativo e de campanha para fortalecer e difundir o conhecimento das culturas indígenas e sua relevância para a diversidade cultural brasileira. Diversos grupos indígenas realizarão apresentações culturais em escolas públicas e privadas, universidades e shoppings de Brasília.

A mobilização reunirá caciques, lideranças, mulheres, jovens, professores, estudantes, que vão expor os desafios enfrentados pelos povos indígenas relacionados à educação, saúde e denunciarão à estrutura governamental o descaso com a educação indígena no Brasil e o preconceito institucional. Além das discussões, reuniões políticas e apresentações culturais, estão previstas várias mobilizações em pontos importantes de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios, Embaixadas e na UnB.

O evento é uma organização dos fóruns estaduais de Educação Escolar Indígena, movimento de professores indígenas e representação de entidades parceiras na formação de professores indígenas. Mais informações pelo e-mail: A programação completa pode ser acessada no blog do evento.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/