Indígenas de todo o Brasil participam II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena

Representantes de mais de 100 povos indígenas de todo o País devem participar do II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 23 a 28 de outubro. O evento é uma atividade permanente de educadores indígenas e indigenistas com o objetivo de participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação para os povos indígenas.

A segunda edição do Fórum tem como tema “Infância, educação e diversidade cultural brasileira”. Também será abordado no FNEEI o financiamento da educação escolar indígena, o sistema próprio de educação e escolar indígena e a criação da universidade indígena.

Durante o evento também será realizada uma mostra da diversidade cultural indígena, que terá caráter informativo, educativo e de campanha para fortalecer e difundir o conhecimento das culturas indígenas e sua relevância para a diversidade cultural brasileira. Diversos grupos indígenas realizarão apresentações culturais em escolas públicas e privadas, universidades e shoppings de Brasília.

A mobilização reunirá caciques, lideranças, mulheres, jovens, professores, estudantes, que vão expor os desafios enfrentados pelos povos indígenas relacionados à educação, saúde e denunciarão à estrutura governamental o descaso com a educação indígena no Brasil e o preconceito institucional. Além das discussões, reuniões políticas e apresentações culturais, estão previstas várias mobilizações em pontos importantes de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios, Embaixadas e na UnB.

O evento é uma organização dos fóruns estaduais de Educação Escolar Indígena, movimento de professores indígenas e representação de entidades parceiras na formação de professores indígenas. Mais informações pelo e-mail: fneeibr@gmail.com A programação completa pode ser acessada no blog do evento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade