Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 23 Setembro 2020

Estudantes do Pará representam o Brasil em competição mundial no Vale do Silício, nos EUA

Estudantes do Pará representam o Brasil em competição mundial no Vale do Silício, nos EUA

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará conquistou o título de primeiro lugar no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), campeonato nacional que ocorre anualmente e premia as melhores iniciativas empreendedoras do País. O grupo de alunos da UFPA que trabalha com projetos sociais em Belém competiu com outras 47 universidades brasileiras e garantiu a classificação em competição mundial no Vale do Silício, Estados Unidos, em setembro.

A Enactus, rede presente em mais de 37 países no mundo, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. A competição entre os times existe para avaliar o desempenho dos projetos sociais e premiar as iniciativas de maior sucesso, que ganham o reconhecimento nacional e internacional e o apoio financeiro de grandes empresas.

Foto: Divulgação

O Time Enactus UFPA, fundado em 2014 com o apoio do Universitec/UFPA, mantém cinco projetos sociais que atendem a diferentes comunidades em Belém. Entre as iniciativas do time estão o projeto Minerva, que desenvolve uma plataforma que conecta mulheres prestadoras de serviços de reparos domésticos a mulheres que necessitam de mão de obra, mas não se sentem seguras ao contratar um homem, e o Amana Katu, que universaliza o acesso à água potável na Amazônia por meio do desenvolvimento de um sistema de captação de água da chuva sustentável e de baixo custo.

Essas e outras iniciativas empreendedoras levaram o time à qualificação na competição nacional. Além da vitória na liga principal, os alunos conquistaram também o título de embaixadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU n°6, com o Projeto Amana Katu; Professor Universitário do Ano Tilibra, com o professor conselheiro do time, Augusto Lacerda; primeiro lugar no Prêmio Inova Cidade, patrocinado pelo Instituto Center Norte, com o Projeto Minerva; e segundo lugar no Prêmio Alimentação em Foco, patrocinado pela Cargill, com o Projeto Fiero.

Agora o Time Enactus UFPA deve se preparar para representar o Brasil na etapa mundial e disputar, entre outros Times Enactus do mundo inteiro, na Enactus World Cup, no Vale do Silício, em San Francisco, California (EUA).

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 23 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/